Foto: Reprodução/Sagres TV 

O Museu Zoroastro Artiaga está realizando a Jornada de Integração entre museus de Goiás. O evento com debates, mesa redonda e oficinas começou na quarta-feira (18) e termina nesta sexta-feira (20). O tema do evento é Educação, Formação e Comunicação Museal e a programação conta com parceria do Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (UFG). A entrada para a jornada é gratuita.

O Sinal Aberto desta quinta-feira (19) recebeu a Coordenadora do Evento, Darlen Priscila Santana Rodrigues e a Secretária Geral da Rede de Educadores em Museus de Goiás (REM), Janice Matteucci. A jornada busca fazer com que os jovens se interessem mais pelos museus da cidade. “A nossa preocupação é que a sociedade e os jovens de hoje conheçam os museus. E a oportunidade de estarmos fazendo uma jornada integrada como essa com os museus de Goiás proporciona esse conhecimento de alguma forma”, conta a coordenadora.

Rodrigues diz que trabalhar com a tecnologia é fundamental, mas ressalta que ir ao museu é totalmente diferente de vê ele virtual. A coordenadora da jornada contou que dados de 2009 revelaram que existem 60 museus em Goiás, desse total 22 estão na Capital. Para ela, a história guardada nesses espaços são importantes e refletem na atualidade. “O museu tem papel de dar vida ao passado de forma que entendamos o passado para não errarmos no futuro e no presente”, diz Rodrigues.

A secretária da Rede de Educadores em Museus de Goiás afirmou que uma das propostas da REM é promover intercâmbio entre museus para atrair público. “A gente tem que entender que a realidade brasileira ainda é muito difícil na frequência das pessoas no museu. Já aumentou muito, hoje um maior número de pessoas frequentam museus, a qualidade aumentou, as pessoas vão de forma mais independente, mas a escola ainda é um grande caminho para trazer os jovens aos museus”, conta Matteucci.

A Rede de Educadores promove encontros para formar educadores e fazer uma ligação entre escolas, universidades e centros culturais para divulgar e formar profissionais que possam atuar nesta área. De acordo com Matteucci, o convite para a jornada foi feito via redes sociais e o evento é aberto para qualquer museu.

“Dentro de um Museu atuam o pedagogo, o designer, o museólogo, o arquiteto, o historiador, é um púbico geral e o evento é para os que tenha intersse em discutir e aprender mais sobre o museu. Hoje o museu vai além de ressignificar o objeto, nós temos o museu social, o museu de território, o museu ecológico”.

A programação da Jornada de Integração Museal: Educação, Formação e Comunicação Museal será encerrada nesta sexta-feira (20). A partir das 14 horas terá um Cine com debate, no Museu Antropológico, localizado na Avenida Universitária, no Setor Leste Universitário. A entrada é franca. 

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/u-2ywCGS4EM?start=4573″ frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}