Aprovada em dois concursos, jovem de Manaus reconhece valor do primeiro emprego

Efetivada e aprovada em dois concursos, jovem reconhece o valor do primeiro emprego – Foto: Arquivo Pessoal

O ano de 2022 e o começo de 2023 foram movimentados para a jovem Jayanne Lima, de Manaus (AM). Aos 21 anos ela coleciona conquistas no ambiente profissional. Depois de iniciar a carreira como Jovem Aprendiz da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) no banco Itaú, Jayanne foi efetivada pela empresa e aguarda a convocação em dois concursos em que foi aprovada – da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.

“Eu comecei a participar do programa Jovem Aprendiz no ano de 2022, com isso, consegui desenvolver muitas habilidades com o atendimento ao público e as questões relacionadas ao ambiente do Itaú. Após um ano de jovem aprendiz realizei o exame para obter a certificação exigida para seguir carreira no banco e consegui uma vaga como Agente de Negócios”, contou a jovem que recebeu a notícia da efetivação durante um jantar com os colaboradores e classificou o momento como “muito emocionante”.

Além do seu esforço e dedicação, a jovem atribui à formação que recebeu nos cursos da Renapsi parte do seu sucesso.

“A capacitação teórica é de suma importância para a formação do jovem aprendiz, nela pude conhecer um pouco mais sobre logística, direitos trabalhistas, administração e atendimento ao público”, afirmou.

Apesar da dificuldade em conciliar os estudos, emprego, faculdade e treinamentos físicos para os concursos que prestou, Jayanne disse que todo o empenho até agora, valeu a pena, e aproveita para aconselhar outros jovens.

“Foi bem difícil, mas consegui sobreviver e não me arrependo disso. O recado que eu deixo para os jovens: agarre todos as oportunidades que estiverem ao seu alcance, faça o melhor e queira sempre ser visto, venda-se (no bom sentido) muito bem, e é claro: sempre busque por mais conhecimento”, recomendou.

Aprendiz deixou sua marca 

A instrutora Fabiana Escobar ao lado de Jayanne e dos jovens do Polo AM – Foto: Arquivo Pessoal

Para a instrutora do Polo Expansão do Amazonas, Fabiana Escobar, Jayanne é uma referência, não só para os jovens, mas de persistência e comprometimento.

“Os meninos da turma dela viam ela como um grande exemplo a ser seguido. Sempre foi uma ótima aprendiz, muito assídua no curso. Iniciamos o curso presencial em Manaus no segundo semestre do ano passado e ela cursava Farmácia. Depois que começou a trabalhar no banco como Jovem Aprendiz se identificou muito com a área e começou a fazer gestão financeira e depois o preparatório para o concurso”, contou Fabiana.

A instrutora afirma que sempre dialogou muito com a jovem durante o curso, sobre diversos temas como a área de atuação, e contribuiu com dicas e conselhos. Fabiana conta que só soube da participação da jovem nos concursos poucos dias antes aprova, evidenciando que o comprometimento da jovem fez com que os estudos não interferissem nos seus compromissos na Renapsi.

“Em nenhum momento ela deixou de ir pro curso teórico, dizendo que precisava estudar ou que estava sobrecarregada. Ela sempre foi muito responsável com tudo e depois que ela me falou acompanhei as etapas do concurso e vibrei com as vitórias dela. Fiquei muito admirada com a força de vontade dela, em nenhum momento esmoreceu ou achou que não ia dar certo, em nenhum momento pensou em desistir, ela falava muito da família dela,” lembrou a instrutora, contando que Jayanne se tornou um dos pilares financeiros da família.

Fabiana destaca que a jovem sempre reconheceu a importância dos conteúdos do Programa de Aprendizagem da Renapsi no seu processo de desenvolvimento e que se emocionou quando Jayanne, depois de aprovada, disse que irá levar a instrutora “em seu coração”.

“Acho que a gente como instrutora tem um papel de suma importância porque a gente tem uma missão até de mudar a vida deles, e com esse tipo de depoimento a gente percebe a importância que a gente tem na vida dos jovens”, finalizou.

Leia mais