Para facilitar a vida do cidadão no Vapt Vupt, a Secretaria de Estado da Administração (SEAD) disponibilizou o Expresso Totem em 113 pontos do Estado para autoatendimento em formato digital. O totem está presente em todas as unidades do Vapt Vupt para otimizar o tempo da população.

Quem faz o manuseio do objeto são os jovens aprendizes. Eles fazem parte do programa Aprendiz do Futuro, uma iniciativa do Governo do Estado de Goiás, com o foco na sócio aprendizagem, alta performance e impacto social na vida dos jovens em situação de vulnerabilidade.

Em dezembro de 2021 começou com 40 jovens aprendizes e hoje tem 205 jovens distribuídos nas 76 unidades do vapt vupt. Desde a chegada dos adolescentes, houve um aumento significativo de atendimento no Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão do Estado de Goiás.

“A dificuldade que o cidadão tinha na data do atendimento os jovens passam para nós. Por exemplo, eles não sabiam que dia era e então os jovens traz essa dificuldade do cidadão e a gente ajusta e leva pra área de TI. Isso fez com que 22 mil atendimentos passassem para 90 mil atendimentos mensais a partir dessa ferramenta e de ter o jovem lá na unidade para auxiliar o cidadão”, explicou a mentora dos jovens da SEAD, Lea Rosane.

Aprendiz do Futuro

Giselly Laura, tem 16 anos e trabalha no totem no vapt vupt do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Ela contou que sempre quis trabalhar e viu uma oportunidade no programa, e, por isso, decidiu se inscrever.

“Para iniciar o programa eu vi pela TV. Estava tendo várias propagandas do governo e eu já queria a muito tempo tá trabalhando. Eu ficava no pé da minha mãe para trabalhar e ela dizia para focar nos estudos, mas eu sou teimosa. Então eu fui por minha conta em risco e me inscrevi no programa. Foram 5 mil jovens e a possibilidade da minha pessoa tá passando era muito pequena então quando saiu a primeira chamada e eu vi meu nome eu quase surtei. Gente como isso é possível? está acontecendo? É uma sorte muito grande”, comemorou Giselly.

Giselly contou que uma das principais dúvidas da população ao chegar no vapt vupt são as vagas disponíveis. “Essa é a principal dúvida que chega, tem vaga pra hoje? Será que você consegue dar uma ajudinha?” ressaltou.

Impacto financeiro

Para ela, ter uma experiência no mercado de trabalho é fundamental para o seu aprendizado. “Primeira experiência, primeiro contato com o mercado de trabalho e está sendo uma experiência muito boa. Nem sei como explicar direito, é como se o mundo estivesse se abrindo para mim. Ter uma oportunidade de estar trabalhando e estar ajudando em casa”, ressaltou.

Já faz um ano que Giselly trabalha no totem. Através do seu trabalho, ela perdeu a timidez e ficou mais sociável. Com seus esforços, a jovem ajuda com as despesas da casa, onde mora com sua mãe e duas irmãs mais novas.

“Minha mãe é uma mãe solteira, e ela tem eu e minhas outras irmãs então a gente sempre teve alguns momentos que precisávamos da ajuda do meu pai e o relacionamento da família não é legal. Então poder ajudar em casa e dar uma renda mãos estável pra dentro de casa e ta conseguindo ter na minha carteira jovem aprendiz da renapsi pra mim ta sendo um orgulho, e sinceramente estou muito orgulhosa de mim mesma”, afirmou.

Ela tem grandes sonhos como por exemplo, concluir duas graduações. “Sinceramente eu quero fazer duas graduações. Eu quero fazer psicologia e medicina. São as duas áreas que sou apaixonada desde pequena. Ficava vendo filmes e séries desde pequena e eu falava ‘quero isso pra mim’”, finalizou.