Jovem Aprendiz tem sonhos renovados com vaga de emprego e no curso de Direito

“Sempre é possível retomar sonhos e projetos” – afirmou a nota da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) ao divulgar que, através da parceria com a Rede Nacional de Aprendizagem Promoção Social e Integração (Renapsi), foi possível dar a um jovem do sistema socioeducativo de Palmas (TO) a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, por meio do programa Jovem Aprendiz.

Além disso, o jovem foi classificado para cursar Direito de uma faculdade particular da capital tocantinense, em virtude da boa nota obtida no Enem PPL (Exame Nacional do Ensino Médio para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade). O aluno foi aprovado pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

“Eu me sinto muito feliz e realizado. Era meu sonho, pois sempre quis ter um emprego para conseguir minha independência. Sonhava em fazer um curso e exercer um trabalho no futuro, essa oportunidade me ajudou bastante a chegar lá. Quero fazer o curso de direito, para que no futuro eu possa me tornar um advogado ou quem sabe um juiz”, finalizou.

Leia mais:

Oportunidade

Além de garantir uma oportunidade de ingresso no mercado de trabalho, o Programa de Aprendizagem também é uma importante ferramenta de combate à evasão escolar. A gerente do Polo Tocantins, Patrícia Lucena, explica como funciona o processo e a importância da inclusão dos jovens por meio do programa.

“É uma política publica voltada para a empregabilidade juvenil, inclusão, combate à evasão escolar, e fortalecimento de vínculos, principalmente de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Com o programa, os jovens têm oportunidade de crescimento, resgate da autoestima e o fortalecimento da relação com a família e a comunidade onde estão inseridos”, pontuou a gestora.

A iniciativa da parceria está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da ONU que preconizam Trabalho Decente e Crescimento Econômico (ODS 8) e Redução de Desigualdades (ODS 10).

Para o chefe da Unidade de Semiliberdade (USL) Masculina de Palmas, Júlio Cesar Guedes, o apoio educacional promovido pela unidade e a parceria com a Renapsi são ferramentas de incentivo para os jovens do sistema.

“Esse processo de crescimento tem sido constantemente trabalhado pela equipe de servidores da Unidade de semiliberdade, para gerar resultados na vida dos socioeducandos, tendo assim uma evolução notável e um futuro promissor”, concluiu.

Atualmente o Tocantins conta com quinze jovens no programa de Aprendizagem através da parceria entre Renapsi e Seciju.