Uma ação em referência ao Dia Mundial da Síndrome de Down, foi um golaço marcado pelo Atlético Clube Goianiense. No último domingo (19), a equipe venceu a Aparecidense. Foi o confronto de volta das semifinais e a equipe campineira garantiu a classificação para mais uma decisão de Campeonato Goiano.

Muita comemoração por parte do torcedor rubro-negro que vai ver o time de coração pela 12ª vez em uma decisão de estadual. O adversário será o Goiás que passou pelo Anápolis.

Euforia nas arquibancadas do time rubro-negro e um momento especial também para várias jovens com síndrome de down, da Associação Down de Goiás. Eles tiveram a oportunidade de entrar em campo com os jogadores do Atlético, no Estádio Antônio Accioly. A realização de um sonho para muitos.

Eles foram fotografados, ganharam camisas, ficaram postulados para o hino nacional e foram aplaudidos por todos que acompanharam a partida pelo Goianão.

Um belo gesto do Atlético. Confesso que lágrimas caíram por aqui.

SÍNDROME DOWN

A Associação Down de Goiás foi criada em 31 de março de 1993. É uma entidade sem fins lucrativos de abrangência estadual, de caráter social, educativo, científico e cultural, congrega pais e familiares de pessoas com a Síndrome de Down, com a finalidade de combater preconceitos relativos à aceitação da pessoa com a Síndrome de Down.

Luta pela conquista dos direitos e promove a busca incessante de medidas visando o desenvolvimento, das pessoas com a Síndrome de Down. Bem como a sua integração à sociedade e o apoio às famílias.

A ASDOWN-GO possui 700 famílias associadas, entre pais e familiares de pessoas (crianças, adolescentes, jovens e adultos) com a Síndrome de Down e profissionais de diversas áreas.

Desde sua fundação a ASDOWN-GO busca atingir seus objetivos com o intuito de suprir algumas necessidades básicas, como esporte, cultura e lazer, uma vez que a maioria destas famílias se defronta cotidianamente com uma realidade que contribui para fortalecer os conflitos, estigmas e preconceitos.

Além desses aspectos, essas famílias enfrentam também problemas sócio – econômico – culturais que interferem na sua dinâmica de vida. Neste sentido, a ASDOWN-GO visa orientar as famílias sobre a Síndrome de Down, encaminhando-as para as Instituições e profissionais que atuam nas áreas: neuro-psicomotora, clínica e terapêutica, educacionais, culturais e de lazer, visando garantir as estimulações necessárias aos recém nascidos, às crianças e adolescentes, aos jovens e adultos com Síndrome de Down.

Ainda, proporcionar o atendimento social às famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade social e econômica, informando-as sobre seus direitos sociais, visando o pleno exercício da cidadania, por meio do acesso aos programas, bens e serviços públicos nas áreas: saúde, educação, assistência social, transporte coletivo, habitação, cultura e lazer, entre outros.