Jovens participam de Aula Concerto em Recife e deixam teatro emocionados

A música dos instrumentos torna tudo lindo como ‘mágica’”, declarou Isabelly Paraguaio, de 17 anos, moradora da cidade do Recife, após participar da Aula Concerto, evento que antecede a apresentação da Orquestra Sinfônica do Recife, no Teatro de Santa Isabel, realizado no início do mês de maio.  

Isabelly é uma das dezenas de aprendizes da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) – Polo Recife, que participaram da visita cultural na capital pernambucana.  

“Me emocionei bastante, sou uma grande fã da arte instrumental, o som, a harmonia de cada instrumento que juntos se tornam ainda mais bonitos. Me passa uma sensação de confiança e me deixou mais relaxada, me traz paz e calmaria”, completou.  

A instrutora Maria Eliana Papais explicou como surgiu a iniciativa de visitar o Teatro e participar do ensaio da Orquestra.  

“A Renapsi Recife fica no centro da cidade numa região cercada de museus, teatros, praças, bibliotecas centenárias, que respira cultura. Mas percebemos que nem todos os nossos jovens conhecem esses ambientes, e muitas vezes passam despercebidos por eles. Quando levamos e estimulamos estamos resgatando também esse lado cultural que muitas vezes está adormecido entre eles, devolvemos outras oportunidades de lazer gratuito como teatros, show, museus”, explicou.  

Maria Eliana afirma ainda que “o aprendizado vai além de quatro paredes” e que essas aulas externas contribuem com andamento dos temas que são abordados em sala de aula.  

Aos 16 anos, Emily Veiga, afirmou que a visita misturou a emoção da musicalidade com a experiência de estar em um lugar histórico.  

“O Teatro é muito bonito também, um espaço clássico, foi a minha primeira vez e eu amei, sentir e ouvir foi incrível. Achei tudo perfeito, e olhe que foi apenas um ensaio dos músicos, imagine quando realmente for a apresentação, deve ser mais que perfeito. Adorei muito, já quero ir novamente viver e participar dessa experiência linda e mágica”, destacou. 

Leia Mais:

Arena Repense: Nativos digitais provocam explosão por cursos tecnológicos e mudanças na Educação
Aprendizagem transforma vidas e prepara jovens para o futuro
Jovens que completaram 15 anos já podem tirar título de eleitor

Aula Concerto

Na Aula Concerto alunos aprendem mais sobre cada componente da Orquestra – Foto: Divulgação/Renapsi-PE

O evento acompanhado pelos jovens que leva o nome de “Aula Concerto” é um ensaio que antecede a apresentação do programa oficial da Orquestra Sinfônica do Recife. Na oportunidade, o maestro explica para a plateia, formada por estudantes de vários níveis, qual a função e importância de cada instrumento e músico dentro de uma sinfônica e fala também um pouco sobre a obra que será apresentada no concerto. 

Para Thais Silva, de 17 anos, a experiência marcou a realização de um antigo sonho e despertou lembranças da sua paixão pela musicalidade.  

“Amei ir ao Teatro Santa Isabel. Senti uma emoção que não sentia há muito tempo! Sempre tive o sonho de ir em um teatro e assistir a uma orquestra. Me senti realizada, sempre quis tocar violino… e assistir aquilo tudo me emocionou muito”, lembrou. 

Cultura, Educação e Aprendizagem

A instrutora Maria Eliana Papais destacou que a cultura e a educação devem convergir para uma aprendizagem mais transversal, contribuindo como o pensamento crítico e a preparação dos jovens para o presente e futuro.  

“A cultura potencializa os temas que ministramos em sala, é uma ferramenta necessária para aprimorarmos as competências em nossos aprendizes. Ela nos transporta da sala de aula para outros mundos, entendemos que o aprendizado vai além de quatro paredes, e cabe a nós enquanto instituição, desenvolvermos cidadãos mais sensíveis e preparados para a vida atual”, reforçou.  

Além da ida ao Teatro Santa Isabel o Polo Recife tem em sua programação visitações em museus, bibliotecas municipais, palestras, relacionando as atividades aos conteúdos e temas ministrados em salas de aula, dentro de cada módulo da aprendizagem na Renapsi