O judô contribuiu mais uma vez (e muito) com a campanha brasileira em jogos Pan-Americanos. Com um ouro, uma prata e três bronzes, alcançou a marca de 15 medalhas na competição – o melhor desempenho de todos os tempos. Samanta Soares garantiu o lugar mais alto do pódio na categoria 78 kg; Rafael Macedo, nos 90kg, ficou com a prata; Kayo Santos, Beatriz Souza e Rafael Silva levaram a melhor na luta pelo bronze.

Veja o quadro de medalhas do Pan-Americano do Chile

No total, o Brasil conquistou 7 ouros, 2 pratas e 6 bronzes em Santiago, ultrapassando o recorde de Guadalajara 2011, com 6 ouros, 3 pratas e 4 bronzes. Leonardo Gonçalves terminou com a quinta colocação nos 100kg.

Outra conquista brasilera aconteceu no surfe, com Tati Weston-Webb, além de três pratas e o bronze no standup e no longboard. Confira abaixo como foi o desempenho brasileiro no Pan de Santiago nesta segunda-feira (30).

Dobradinha no atletismo

No lançamento de disco feminino, Izabela Rodrigues e Andressa Morais conquistaram o ouro e a prata, respectivamente. No salto em distância feminino, Eliane Martins levou o segundo lugar no pódio, enquanto Letícia Oro ficou em sexto. O Brasil também levou a prata no revezamento 4x400m, com Douglas Mendes, Letícia Nonato, Lucas Vilar e Tiffani Marinho.

O velocista Paulo André Camilo sofreu uma lesão durante a semifinal dos 100m rasos. Enquanto competia na terceira bateria, o atleta sentiu uma forte dor no tendão de Aquiles do pé esquerdo perto do final do percurso. Com isso, ele está fora da final da prova e deve voltar a competir apenas no revezamento 4x100m masculino, na quinta-feira.

Tênis de Mesa

A dupla mista do tênis de mesa Bruna Takahashi e Vitor Ishiy venceu os canadenses Zheng Wang e Mo Zhang por 4 a 2, na semifinal do Pan, e garantiu presença nos Jogos de Paris 2024. O Brasil já havia classificado seis atletas no esporte, número máximo de vagas permitido. No entanto, a competição de Santiago permite que as duas melhores parcerias sigam direto para as Olimpíadas.

Vôlei masculino

A seleção masculina fez sua primeira partida em Santiago sob o comando do técnico Giuliano Ribas e venceu Colômbia por 3 sets a 0 – parciais 25/20, 25/17 e 25/10. O Brasil volta à quadra nesta terça-feira contra o México, às 13h30.

Handebol masculino

A seleção masculina de handebol também abriu a competição com vitória. O time brasileiro “massacrou” o México por 51 a 19. Jean-Pierre foi o destaque com 13 gols. Brasil volta à quadra nesta terça-feira contra a República Dominicana.

Leia mais