O policial militar que deu dois tiros em um assaltante, durante uma tentativa de assalto, no último dia 12, na Zona Leste de São Paulo, foi condecorado com a medalha Láurea de Mérito Pessoal em 1º Grau. Esta é a maior honraria que a PM paulista concede a profissionais que se destacaram pela bravura.

Devido a uma cirurgia que já estava marcada, o oficial está afastado por alguns dias do trabalho. De acordo com a assessoria da PM, ele está exercendo normalmente suas funções na corporação e não sofreu nenhum tipo de punição pelo fato.

Em nota, a Polícia Militar disse que “as imagens mostram uma ação legítima, praticada segundo o procedimento operacional padrão e a postura do oficial em seu horário de folga, pondo em risco a própria vida, demonstra profissionalismo e devoção à causa pública”.

O assaltante baleado estava junto com um comparsa, no momento em que roubavam a motocicleta de um segurança, o policial percebeu a ação e disparou duas vezes contra um dos homens. Leonardo Escarante Santos já deixou o hospital e seguiu direto para o Centro de Detenção Provisória de Itapecirica da Serra, na Grande São Paulo. A polícia ainda procura pelo parceiro dele.