A prefeitura de Goiânia fará uma nova licitação que vai permitir a troca de toda a iluminação pública atual por lâmpadas de LED. De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Ewerton Schmaltz, o edital deve ser aberto até o mês de agosto.

“Será aplicado um tipo de tecnologia que terá um monitoramento, ou seja, reposição, ajustes serão mais ágeis e esperamos que o resultado seja muito bom. Essa licitação, pelas novas previsões, o prefeito Rogério deve autorizar no mais tardar até o início de agosto”, declarou o secretário.

O contrato de monitoramento deve durar cinco anos. A ideia é que depois deste prazo seja feita uma avaliação sobre contratação de uma nova empresa ou que o sistema passe a ser gerenciado pelo município.

Atualmente, a cidade tem 180 mil pontos de luz, dos quais a maioria tem lâmpadas de mercúrio e de sódio. A ideia é que todas essas sejam substituídas. De acordo com o secretário trata-se de um processo muito complexo, mas que será revertido em excelência para a população.

Distribuição

Atualmente, Goiânia é dividida em quatro distritos de iluminação pública (DIP) que consideram critérios como a capacidade de contribuição dos habitantes da região, sua densidade populacional e a quantidade e qualidade do serviço de iluminação a ser oferecido. Devem ser aplicados R$ 250 milhões que serão custeados a partir do aumento da Cosip.

Bronca

O presidente do PV em Goiás, Cristiano Cunha, continua na bronca em relação a condução das negociações para definição das candidaturas na federação composta pelo próprio PV, ao lado de PT e PC do B. Cunha demonstra insatisfação com declarações de petistas à mídia garantindo que o professor é o candidato ao Palácio das Esmeraldas, quando, segundo ele, não há qualquer definição.

Agenda

No próximo sábado, 28, o Partido dos Trabalhadores deve tomar decisão sobre candidatura ao governo estadual, se Wolmir Amado será o nome do partido, ou se a legenda dará apoio ao ex-governador José Eliton (PSB). A intenção é de que nomes sejam discutidos internamente entre os partidos, para depois ocorrer o debate na federação.

Pesquisa

Dez nomes serão testados em pesquisa eleitoral realizada pelo instituto Big Data e contratada pela TV Record. o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha (Patriota), o ex-governador Marconi Perillo (PSDB), o ex-governador José Eliton (PSB), o deputado federal Major Vitor Hugo (PL), o ex-reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) Wolmir Amado (PT), o empresário Edigar Diniz (Novo), Cíntia Dias (PSOL) e a professora Helga Martins (PCB).

Divulgação

O levantamento foi registrado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última sexta-feira e deve ser divulgado nesta quinta-feira (26). Para o Senado o instituto registrou sete nomes para a entrevista. A pesquisa foi registrada com o número de protocolo: GO-02079/2022.

Apoio

Líderes do PSDB em Goiás passaram a defender que o ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, assuma a pré-candidatura do partido ao Palácio do Planalto, com a desistência de João Doria. O nome de Eduardo Leite foi o que teve maior preferência na militância no estado. O nome de Simone Tebet não agrada lideranças tucanas, pelo fato de não ter densidade eleitoral e uma candidatura incerta e ainda por ser do MDB, adversário do PSDB em Goiás.