Ismael Alexandrino Júnior (Foto: Matheus Oliveira/Agência Saúde)

O governador eleito Ronaldo Caiado (DEM) anunciou na última semana o nome de Ismael Alexandrino Júnior para assumir a Secretaria Estadual da Saúde (SES-GO) a partir de 2019. 

O presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), Leonardo Mariano Reis, afirma que o futuro titular da Pasta vai encontrar dificuldades. 

“A primeira condolência que eu dou é que vai pegar uma situação muito difícil. Quem assumir essa secretaria vai ter enormes dificuldades e encarar uma questão muito complexa de jogo de interesses; um dilema na administração pública com as organizações sociais”, avalia.

“Em entrevista à Sagres 730, Ismael Alexandrino afirmou que vai avaliar os contratos com as organizações sociais (OSs), e que gosta do modelo praticado no Hospital de Base de Brasília, do qual é o atual presidente. O instituto não é um órgão da administração direta do Distrito Federal, mas é 100% público.  Quem também avaliou o nome anunciado por Caiado para a Saúde estadual foi o presidente da Associação dos Hospitais de Goiás, Adelvânio Morato, que analisou ainda a situação da Saúde no Estado e o que espera por Ismael Alexandrino a partir de janeiro de 2019. 

“É uma pessoa que, embora ainda um pouco jovem, com uma larga experiência. Acho que o nosso governador escolheu uma pessoa técnica, com uma competência para tentar melhorar o sistema de saúde de Goiás. Fico muito esperançoso que possa ter êxito no seu trabalho. Infelizmente a Saúde em Goiás tem um percalço muito grande. Alguns poucos municípios têm um atendimento adequado, a maioria não. Acredito que será o grande desafio do nosso secretário fazer este sistema de rede funcionar”, complementa. 

Você pode conferir a íntegra da entrevista com o futuro secretário da Saúde de Goiás clicando aqui

Ismael Alexandrino é médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Pernambuco com Fellow em Terapia Intensiva pela Universidade de Milão e Bolonha, e atual diretor-presidente do Instituto Hospital Base, alem de conselheiro titular do Colegiado Gestor da Saúde do Distrito Federal. Tem MBA em Gestão da Saúde pela Fundação Getúlio Vargas, foi da diretoria Médica Executiva da DASA, chefe da UTI do Hospital Regional do Gama, Diretor Geral do Hospital de Base do Distrito Federal, superintendente de Saúde da Região Sul do DF e secretário Adjunto de Gestão da Saúde do Distrito Federal.