Presidente Lissauer Vieira e alunos do UEE (Foto: Y. Maeda)

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Lissauer Vieira (PSB), disse à Sagres nesta terça-feira (14) que o projeto que muda o Passe Livre Estudantil não deve retornar à Assembleia Legislativa neste ano. O projeto foi retirado da pauta ontem pelo governador Ronaldo Caiado depois da reação negativa entre os estudantes e deputados estaduais, inclusive os da base aliada do governador

“Não vai voltar este ano. A forma que estava era muito complicado. Eram 85 mil [estudantes beneficiados] e [o projeto] reduzia para 22 mil, 60 mil a menos. Mas nem 10 mil pessoas ficariam, porque as regras eram muito rígidas e ia acabar com o programa [do Passe Livre], que é importante para os estudantes”, disse o deputado à Sagres.

Lissauer contou que conversou com o governador sobre o assunto na segunda-feira (13), antes de receber o ofício do chefe da Casa Civil, Anderson Máximo, pedindo a devolução do projeto. Segundo ele, o governador disse que, diante da polêmica, faria uma reanálise do conteúdo.

O presidente da Assembleia criticou a falta de diálogo durante a elaboração do projeto. Segundo ele, o debate que ocorreu na semana passada no Legislativo deveria ter acontecido antes de o governo encaminhar a proposta. O deputado afirmou que em reunião ontem no Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese) ouviu do representante do setor de transporte público que os estudantes têm direito à meia passagem de ônibus e que o fim do programa poderia provocar reflexos no preço da tarifa, conforme a Sagres informou no PodFalar #42

Concurso público

O presidente da Assembleia Legislativa confirmou à Sagres que ele, o governador Ronaldo Caiado, o presidente do Tribunal de Justiça, Walter Carlos Lemes, além dos representantes do TCE, do Ministério Público e da Defensoria Pública assinaram um documento na semana passada se comprometendo a não contratar nenhum concursado em suas instituições até 2020.

A decisão foi tomada na reunião realizada em 7 de maio e convocada pelo govenador para discutir a situação fiscal do Estado. Segundo Lissauer, por conta do acordo a Assembleia não mais convocará servidores do cadastro de reserva de concurso realizado em 2015, assim como os aprovados no concurso realizado no final de 2018, mas ainda não homologado.

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/620479308&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}