As mudanças relacionadas à longevidade têm gerado transformações globais de diferentes formas e escalas, levando a impactos sociais e econômicos, alterando a sociedade e o mundo dos negócios. A Fundação Dom Cabral (FDC), realizou uma pesquisa sobre a extensão do tempo de vida. O estudo contou com o apoio do Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas e Liderança da FDC.

A professora da Fundação Dom Cabral e coordenadora do projeto FDC Longevidade, Michelle Queiroz, explica que a expectativa de vida vem aumentando nas últimas quatro gerações. Segundo ela, essa expectativa saiu de 35 para 70 anos.

“Nós temos uma transformação da extensão da vida, trazendo um aspecto quantitativo para longevidade, que é revolucionário. Isso significa que nós vamos viver cada vez mais, mas não necessariamente viver melhor”, esclarece.

A coordenadora do projeto afirma que é preciso entender que a longevidade é construída ao longo da vida. “Suas iniciativas hoje irão construir o seu futuro de amanhã. Então é errado pensar que quando você estiver mais velho, vai começar a se preocupar com questões como a saúde, isso é um grande equívoco”, pondera.

Segundo Michelle Queiroz, a longevidade vai tratar da transformação social, demográfica, econômica, política e cultural em função dessa maior vivencia. E o fato do número de pessoas idosas estar aumentando de forma considerável e a taxa de natalidade diminuindo tem relação direta com essa maior expectativa de vida. “Por exemplo a minha avó teve dez filhos, minha mãe três e eu apenas uma, isso também influência muito”, disse.

De acordo com a professora, o estudo está dividido em três eixos. O primeiro tema diz respeito às pessoas, e como são abordados a preparação pessoal da longevidade, os impactos no trabalho e as experiências da empresa com essa diversidade geracional.

O segundo é sobre negócios e a longevidade. Já o terceiro eixo aborda os impactos na sociedade de forma geral. “Esses são os três eixos de estudo e ontem inauguramos o primeiro eixo com o lançamento do Tredbook Pessoas”, esclareceu Michelle Queiroz.

Confira na íntegra a entrevista com Michelle Queiroz no Tom Maior #95