Sagres em OFF
Rubens Salomão

Lúcia Vânia cumpre última semana à frente da Seds e defende trabalho técnico realizado

A ex-senadora Lúcia Vânia cumpre nesta semana os últimos dias à frente da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Seds), antes de ser substituída pelo diretor financeiro da OVG, Welington Matos. Em entrevista exclusiva à Sagres TV neste Dia Internacional da Mulher, Lúcia confirmou a saída por motivo de saúde, já que ela deveria ter feito ainda em outubro uma cirurgia no quadril, e destacou as marcas de seu trabalho na pasta.

A troca na Secretaria de Desenvolvimento Social era considerada até o mês de janeiro parte da reforma administrativa executada pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) para atender aliados e reorganizar a base governista, de olho na reeleição em 2022. O contexto de indefinição dos partidos, no entanto, resultou em paralisação da reforma e opção por nome técnico para a pasta, ao menos por enquanto. Lúcia Vânia ressalta que, em quase um ano e meio de trabalho, reordenou a secretaria.

Ao longo da gestão, a ex-senadora ressaltou o processo de despolitização no setor de Assistência Social do governo, já que os secretários que ocupavam o posto comumente trabalhavam para o próprio fortalecimento político com vistas à disputas eleitorais. Além disso, Lúcia aponta ter resultados técnicos. “Fizemos uma remodelação do atendimento a menores em conflito com a Lei. Estamos saindo do sistema de encarceramento para o sistema socioeducativo”.

Ouça a coluna Sagres em Off:

Candidatura

A senadora ainda aguardará a recuperação da cirurgia no quadril para confirmar decisão, mas pretende voltar a disputar eleição em 2022. Ainda não definiu para qual cargo. A conferir.

Sem tempo

O comando nacional do Partido Progressistas (PP) parece ter ignorado as tentativas do deputado federal Alcides Ribeiro de tomar a presidência regional da sigla do ex-deputado e secretário de Transportes em SP, Alexandre Baldy.

Comando mantido

É que o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira teve reunião com Baldy e ambos postaram vídeos juntos reafirmando a parceria. “Grande alegria em receber meu grande companheiro Alexandre Baldy. Uma das figuras que nos ajudam a comandar o partido nacionalmente”, disse o senador.

Majoritária

O presidente do Podemos em Goiás, deputado federal José Nelto, tenta aproveitar o clima de indefinição na formação de alianças em torno da base do governo de Ronaldo Caiado para antecipar vaga na chapa majoritária. Na última semana, oficializou convite para que o médico e deputado federal Zacharias Calil se filie ao partido para ser candidato ao Senado.

Outra frente

O Podemos ainda trabalha com a possibilidade de indicar o candidato a vice-governador na chapa que será encabeçada por Caiado. O nome seria o do prefeito de Catalão, Adib Elias.

Continua fechado

A mesa diretora da Câmara de Goiânia prorrogou por mais sete dias a suspensão das atividades legislativas por conta da pandemia. Portanto, os gabinetes dos vereadores também seguem fechados, sem atendimento ao público externo.

Embasamento

Portaria assinada pelo presidente da Casa, Romário Policarpo (Patriota), define que sessões ordinárias e reuniões de comissões seguem suspensas. A medida foi motivada pelo decreto que reafirma medidas restritivas, assinado pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos), no último domingo.

Mais lidas:

Leia também: