Sagres em OFF
Rubens Salomão

Fórum de Governadores pretende anunciar ‘pacto nacional’ contra pandemia de covid-19

No momento mais crítico da pandemia no Brasil e sem coordenação do Ministério da Saúde, governadores articulam a apresentação de política integrada de combate à covid-19, com medidas restritivas e monitoramento conjunto.

O Brasil teve recordes no número diário de mortes por 12 dias e os governadores, com Ronaldo Caiado (DEM) incluído, prometem não mais esperar por algum apoio do governo federal. O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), presidente do Fórum Nacional de Governadores, propôs neste domingo aos colegas um “pacto nacional” para conter o coronavírus, com a adoção de isolamento e prevenção até o próximo dia 14.

Até ontem, segundo o Fórum, 22 governadores anunciaram que vão se juntar ao Pacto Nacional Para Conter a Covid-19/Medidas Preventivas. Dos seguintes estados: Piauí, Amapá, Paraíba, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Rio Grnde do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, São Paulo, Pará, Alagoas, Minas Gerais, Ceará, Sergipe, Goiás, Maranhão, Amazonas, Paraná, Espírito Santo e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal.

Assim que terminem as articulações para apoio da Câmara dos Deputados e do Senado, deve ser apresentado um documento com os detalhes das medidas restritivas e preventivas que deverão ser aplicadas conjuntamente pelos estados durante uma semana. As partir daí, os estados pactuantes poderão estabelecer seus decretos para a implementação das medidas.

Ouça a coluna Sagres em OFf:

Meta principal

Os objetivos principais do pacto de governadores são: conscientizar a população, reduzir o número de mortes e de contaminação e também a ocupação de leitos de UTI em todo o país.

Papo reto

Os gestores estaduais têm agenda de reunião no Rio de Janeiro com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e representantes da Fiocruz para discutir as estratégias de enfrentamento ao vírus e a necessidade de maior agilidade na vacinação. O país aplicou doses em apenas 3,88% da população até ontem.

Pela ciência

Além da Secretaria Estadual de Saúde, o próprio governador Ronaldo Caiado (DEM) rejeitou a proposta do procurador Ailton Benedito, do MPF/GO, de estabelecer tratamento precoce contra a covid em Goiás. “É melhor sugerir o uso de chá de raiz de fedegoso. Tem o mesmo efeito no combate à Covid-19 –nenhum–, mas pelo menos não causa esses efeitos colaterais graves”.

Dia da Mulher

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que a representatividade feminina na política segue muito abaixo da registrada na média da população. Nas eleições municipais, por exemplo, apenas 10% dos candidatos a prefeitura eram mulheres. Do total de escolhidos pelas urnas para prefeituras ou vagas nas Câmaras Municipais pelo país, 15,8% foram mulheres em 2020.

Investimento

A Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) aprovou a formalização de 11 propostas referentes a projetos de municípios e do estado de Goiás, que apoiarão as localidades no desenvolvimento rural e urbano, visando ao bem-estar e à qualidade de vida da população.

Destino

Está prevista a destinação de R$ 13,9 milhões em recursos federais para atender aos projetos de obras de infraestrutura e aquisição de maquinários. A decisão aconteceu na primeira reunião de 2021 da Diretoria Colegiada da Sudeco, realizada na última semana.

Crítica interna

Motivado a buscar a presidência regional do PP, o deputado federal Professor Alcides, eleva o tom das críticas ao ex-ministro Alexandre Baldy. Para Alcides Ribeiro, é possível perceber “que ele não está preocupado com o partido, com a eleição do ano que vem. Como ele tem muito dinheiro, está preocupado só em pular de galho em galho para conseguir se eleger”, critica o deputado.

Estrutura

“Já deveríamos estar nos movimentando. Mas, com todo respeito, o Alexandre está lá em São Paulo e não está muito preocupado com a política local”, afirma o deputado.

Mais lidas:

Leia também: