A Prefeitura de Maceió anunciou na segunda-feira (22) que colocará máquinas que transformam garrafas de vidro em areia pela orla marítima da cidade. A tecnologia tritura o material de vidro e reverte em areia em apenas três segundos. A ideia é aproveitar a areia em obras, construções e pavimentações da administração pública do município.

A máquina terá as instruções de uso numa tela eletrônica para o acesso da população. O teste da novidade ocorreu no Festival de Música de Verão Massayó, em janeiro. Depois do teste bem sucedido, a prefeitura vai levar as máquinas para a orla marítima.

A expectativa é impedir que toneladas de vidro continuem sendo destinadas aos aterros sanitários. O material é complexo para ser reciclado porque quebra e é complicado torná-lo em algo novo. Diante disso, então, a iniciativa da prefeitura de Maceió está sendo bem recebida como uma alternativa sustentável e econômica.

(Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió)

Projeto

O uso da areia do vidro ainda está sendo estudado pela prefeitura. Portanto, a ideia principal é produzir o material em parceria com a Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) da cidade. O vidro é produzido numa mistura de areia de sílica, sódio e cálcio, então transformar vidro em areia seria um processo inverso. 

Para a prefeitura, destinar um local de descarte e conseguir transformar o material em algo novo é o primeiro passo para avançar em sustentabilidade. Assim, a gestão afirma que a máquina irá contribuir para Maceió “reduzir os custos e seguir o caminho do desenvolvimento sustentável, econômico e a logística reversa”.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis.

Leia mais: