O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), pretende entrar na Justiça para que a Secretaria Estadual de Saúde tome providências rápidas para retomar na totalidade o atendimento do Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (HUAPA). Maguito diz que “a paciência está esgotando” quanto à situação do Hospital, que acaba sobrecarregando as unidades municipais de saúde da cidade.

“A falta desse Hospital é muito grave e a população está sofrendo. Nossas unidades estão congestionadas e não temos UTI. Já pedi ao Estado  pra passar pra prefeitura, não passa, pra resolver o imbróglio jurídico, não resolve, pedi pra reabrir e não reabre. Já estou perdendo a condição de dialogar e vou ter que buscar uma solução na Justiça”, avisou, em entrevista coletiva durante a solenidade em que foi diplomado como prefeito.

No entender da Secretária Estadual de Saúde, a prefeitura de Aparecida não teria condições de assumir a unidade. O motivo: falta de recursos. Maguito Vilela critica esse posicionamento. Ele garante o contrário.

“Se estamos administrando 15 unidades de saúde, porque não poderíamos¿”, questiona. “Dirigir um Hospital é ter médicos, enfermeiros e remédios e nós nos comprometemos a colocar. O Estado tem um compromisso com as Organizações Sociais e entendemos isso, mas enquanto não resolve isso, o Hospital tem que estar aberto”, defende.