A etapa estadual goiana da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) acontecerá nos dias 14 e 15 de setembro, no Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG). O evento é coordenado pelo professor Ricardo Franco do Instituto de Informática (INF) da UFG.

Nesta edição, a modalidade Robótica de Resgate contará com 135 equipes, distribuídas entre dois níveis: 2 equipes no nível 0, 52 equipes no nível 1, e 81 equipes no nível 2. A modalidade Robótica Artística terá 10 equipes, sendo 6 no nível 1 e 4 no nível 2 – um total de 10 equipes participando pela primeira vez.

A Olimpíada Brasileira de Robótica tem como objetivo incentivar o estudo da robótica e estimular jovens para carreiras científicas e tecnológicas. O evento é aberto a estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, abrangendo os ensinos fundamental, médio e técnico. Em 2023, mais de 200 mil estudantes participaram da OBR.

Modalidades

A OBR oferece duas modalidades principais: Prática e Teórica. A Modalidade Teórica é uma prova escrita que pode ser realizada na escola do aluno ou de forma híbrida, na qual os estudantes competem por medalhas conforme seu desempenho. Alunos do ensino médio podem utilizar sua nota para ingressar em universidades públicas, evitando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou vestibulares.

A Modalidade Prática tem dois formatos: Presencial e Virtual. A participação na Modalidade Prática não exige a participação na Modalidade Teórica. Na Modalidade Prática Robótica de Resgate, o formato presencial simula um ambiente de desastre onde robôs devem realizar o resgate de vítimas. Os robôs enfrentam desafios como obstáculos, falhas na linha e rampas, transportando vítimas para uma área de resgate.

Na Modalidade Prática Virtual, os estudantes podem participar das categorias Apresentação ou Simulação. Na Apresentação, equipes criam vídeos demonstrando um projeto de robô de resgate em categorias como Maker, Inovação, Programação, Trabalho em Equipe, Modelagem Virtual, Responsabilidade Social e Divulgação Científica. Na Simulação, os alunos programam um robô virtual para realizar um resgate em um ambiente de desastre.

Nova categoria

Uma nova categoria na Modalidade Prática Presencial este ano é a Robótica Artística, na qual equipes desenvolvem uma apresentação artística envolvendo um robô autônomo que precisa interagir com alguma performance, como show, teatro, mágica, entre outras.

As equipes da Modalidade Prática devem ter entre dois e quatro estudantes, além de um professor ou técnico. Todos os participantes devem ter até 19 anos no ano da competição.

As competições regionais e estaduais classificam as equipes para a etapa nacional da OBR, que ocorrerá em Goiânia de 11 a 17 de novembro de 2024, no Centro de Convenções da capital. A equipe vencedora da etapa nacional (nível 2) garantirá uma vaga para o mundial de robótica RoboCup 2025, que será realizado em Salvador (BA).

A OBR 2024 conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e é apoiada pela RoboCup Brasil, uma organização sem fins lucrativos composta por especialistas em robótica e tecnologia das principais universidades do Brasil.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade

Leia também: