Estudantes da rede estadual realizam nesta terça (8) e quarta-feiras (9) o Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego). O objetivo da prova é avaliar a proficiência dos alunos nas disciplinas de Matemática e de Língua Portuguesa e, assim, contribuir para a melhoria do desempenho educacional nas escolas públicas.

Leia também: Embaixadores Demà têm primeiro contato com jovens espanhóis em encontro online

A superintendente de Gestão Estratégica e Avaliação de Resultados da Secretaria Estadual de Educação (Seduc-GO), Márcia Carvalho, explica que o Saego avalia o nível de habilidade dos estudantes em quatro níveis.

”O aluno só contribui conosco respondendo a avaliação para que a gente possa, com o resultado, saber como anda o ensino-aprendizagem da escola em Língua Portuguesa e Matemática”, e complementa: ”Verifica-se em qual nível a escola está, porque são níveis de proficiência. São quatro níveis: básico, abaixo do básico, proficiente e avançado”, complementa.

Primeiro e segundo ciclos

Nesta primeira etapa, ou seja, hoje (8) e amanhã (9), o total de estudantes que vão fazer as provas é de 127 mil estudantes de 956 escolas rede estadual. Do 9º ano do Ensino Fundamental II serão 65 mil alunos e 3º e ano do Ensino Médio, 71 mil.

O chamado segundo ciclo do Saego abrange também escolas da rede municipal dos 246 municípios goianos. São 1,7 mil unidades educacionais. A prova será realizada na primeira semana de dezembro com 230 mil estudantes do 2º e 5º anos do Ensino Fundamental I.

Resultado e metas

O resultado da primeira etapa sai no final de dezembro de 2022. Já da segunda, no fim de janeiro e início de fevereiro de 2023. É a partir da nota obtida que a Seduc estabelece as metas para cada escola. Além disso, os dados de desempenho dos alunos integram o Índice de Desenvolvimento Educacional de Goiás (Idego).

”Dependendo do nível e da desigualdade dentro da escola, o pedagógico da Secretaria de Educação faz o planejamento de recomposição de aprendizagem, avaliação externa da escola, verifica quais habilidades e competências estão deficitárias”, explica a superintendente.

Leia também: IFG publica edital de mestrado profissional em Artes

Prova

No total, a prova do Saego tem 44 questões, sendo 20 de Matemática e 24 de Língua Portuguesa. Os estudantes têm 2 horas e meia para resolver as questões. Nesta avaliação não é aplicada prova de redação. Apenas a prova do 2º ano possui questões discursivas e 30 minutos a mais para ser respondida.

Criado em 2011, o Saego segue os mesmos moldes do Sistema de Avaliação da Educação Básica Nacional (Saeb), criado pelo Institutio Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para diagnosticar o nível de aprendizado dos alunos de escolas públicas e privadas do país, assim como de fatores que possam interferir no desempenho dos estudantes. 

Leia mais