A Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (SEDI) está com 4.375 vagas abertas para cursos técnicos e de qualificação profissional, através do Bolsa Formação e do Pronatec. De acordo com Ludmilla Danas, coordenadora geral do Bolsa Formação / Pronatec, o início das aulas está previsto para o dia 1º agosto.

Assista a entrevista completa:

Um dos diferenciais do programa de qualificação é que o candidato não paga para estudar e recebe a bolsa auxílio no valor de R$ 4,50 por hora/aula, na modalidade presencial. A coordenadora do programa explicou que a iniciativa visa garantir a permanência e conclusão do curso.

“O aluno receberá um auxílio, uma bolsa estudantil para custear e tentar fazer com que de fato ele se matricule e termine o curso. É uma excelente oportunidade de qualificação tanto para ingressar no mundo do trabalho quanto para recolocação. Às vezes o aluno quer mudar de emprego, tem oportunidade de mudar de cargo, estamos ofertando cursos para que isso de fato aconteça”, disse.

Os cursos têm carga horária de até 160 horas e serão ofertados nas modalidades presencial e a distância. “São cursos de diversos eixos tecnológicos, desde cursos de operador de empilhadeira até curso de operador de processamento de grãos e cereais. São diversificados a partir de um estudo de demanda que é feito por cada município”, analisou Danas.

Ouça a entrevista em formato de podcast:

Ouça “Mais de 4 mil vagas para cursos de qualificação profissional estão abertas” no Spreaker.

Segundo Ludmilla Danas, a escolha dos cursos é específica para cada município, pois segue a demanda da atividade econômica da região. Ela detalhou como é o processo de escolha e identificação dessas especificidades.

“Essa é a proposta da educação profissional. O setor técnico consultivo faz um estudo de demanda, depois a gente enumera e qualifica qual é a renda econômica per capita, inclusive do município. A partir desses dados a gente escolhe os cursos para atender de fato a demanda do setor produtivo local”, argumentou.

As inscrições estarão abertas até o dia 17/07/2022 e são realizadas via formulário pelo site da secretaria de Desenvolvimento e Inovação. Conforme Ludmilla Danas, as vagas são preenchidas pela ordem de inscrição, desde que o candidato atenda as especificações do edital.

Leia mais: