A moda também é empreendedorismo e fonte de renda para diversas mulheres e suas famílias. Além disso, ela também se tornou sinônimo de esperança, emancipação e preservação cultural para mulheres e jovens da comunidade Kalunga do Tinguizal, em Monte Alegre de Goiás.

Com técnicas que resgatam a ancestralidade, a comunidade vê na marca de roupa Tuya Kalunga, uma oportunidade. Isso, vai muito além de só gerar renda, se trata também de potencializar a visibilidade quilombola.

Início da marca

A Tuya Kalunga começou como um projeto de pesquisa acadêmica, realizada por Maria Helena Serafim. A apresentação foi realizada em 2017, durante o encontro de pesquisadores quilombolas, organizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG). De lá para cá, a Tuya Kalunga se tornou um movimento que vem ganhando visibilidade, com capacidade de superar os limites da pobreza.

“Com a primeira saia que fiz com retalhos, percebi que ela não seria apenas o meu sonho. É o sonho de muitas mulheres que estavam ali buscando empoderamento, emancipação e, mais do que tudo, a permanência no nosso território”, conta Maria Helena Maria. Ela é conhecida como Tuia por sua comunidade. 

A estilista conta que ao entender quem era trouxe um novo olhar para as roupas e para a marca.

“Olhei com os olhos da minha raiz, da minha identidade, para enxergar as possibilidades de poder viver na minha comunidade e usar todo o conhecimento que adquiri”, afirma Tuya.

Lançamento

A marca será lançada oficialmente durante a Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana. A história de afroempreendedorismo será apresentada, juntamente com a marca de roupa, durante os dias 29, 30 e 31 de agosto, 01 e 02 de setembro, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. 

Gerenciada por mulheres

A Tuya Kalunga é gerenciada por 32 mulheres da Associação de Mulheres da comunidade Kalunga do Tinguizal. De acordo com a Tuya, elas produzem roupas, acessórios e tapetes, mas a produção é mínima devido à falta de matéria-prima, necessitando ainda criar um processo mais eficiente e profissionalizado. As vendas ainda são feitas pontualmente para pessoas interessadas nesses produtos.

Para ajudar no empreendimento e assegurar que seja rentável para o quilombo, a marca terá mais visibilidade durante a Semana de Moda Goiana.

“Nós teremos um estande com a logo e a apresentação da história da marca, onde as mulheres da Associação poderão contar a sua história. A ideia não é mostrar as peças da marca, mas divulgar a Tuya Kalunga para potenciais apoiadores”, ressaltou Thais Oliveira, gestora estadual de moda do Sebrae Goiás.

Ações profissionalizantes 

A comunidade Kalunga do Tinguizal começou a receber, em 2022, um incentivo do Sebrae Goiás. Com cursos profissionalizantes e doação de 48 máquinas de costuras, além do apoio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). 

Outras capacitações e consultorias do Sebrae estão previstas ainda para o mês de agosto deste ano para o quilombo. Entre elas estão a realização da oficina Aceleração em Design Autoral, a elaboração do projeto técnico junto ao quilombo do tinguizal. Isso resultara em um ponto de venda físico em Goiânia, e a apresentação da marca Tuya Kalunga na Amarê Fashion.  

Amar é

Nesta edição, além de desfiles, exposições, rodadas de negócios, palestras e atrações artísticas, a Amarê terá um programa voltado para causas sociais e sustentabilidade. O Amar é, é um curso realizado pelo Sebrae Goiás com as tuyas e a apresentação da marca Tuya Kalunga. 

A gestora estadual do Projeto Território Empreender Nordeste Goiano no Sebrae Goiás, Elaine Moura, afirma que a ideia é apoiar a Associação de Mulheres no desenvolvimento de habilidades empreendedoras.

“Buscamos promover o avanço econômico do território, envolvendo lideranças e comunidades locais. Isso é importante para construção conjunta de uma agenda de desenvolvimento para a região, transformar o território no melhor lugar para se viver e empreender. Na comunidade Kalunga de Monte Alegre temos a Tuya Kalunga como liderança forte. E uma das iniciativas é levá-las para a segunda edição da Amarê Fashion para conhecerem o universo da moda a fundo”, explica

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