Durante a Convenção Nacional do PSDB, na manhã deste sábado (18), o governador Marconi Perillo fez discurso com duras críticas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aos governos do PT. Ele se referiu a Lula como “o maior canalha deste país”, para reclamar que sofre perseguição direta do petista por ter denunciado a ele, em 2005, o pagamento mensal de propina a parlamentares em troca de apoio ao governo federal, conhecido como mensalão.

“Um dia eu tive a coragem de alertar este canalha que no governo dele havia mesada para comprar deputados – nem sabia do nome mensalão. Desde então, fui escolhido ao lado de Arthur Virgílio, Agripino, Tasso Jereissati, como seus adversários maiores”, disse o governador.

Marconi também afirmou que a oposição passa por um momento de difícil atuação porque o governo federal tem pressionado e dificultado o diálogo democrático. “Nunca foi tão difícil fazer oposição ao maior canalha deste país”. O govenador disse não temer represálias por parte do governo federal à sua administração. “Mais retaliado do que já fui não tem jeito”.

A convenção elegeu o senador Aécio Neves (PSDB-MG) como presidente do partido. Ele é pré-candidato à presidência da República.