O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é considerado uma prova única, e por conta disso, o estudo deve ser direcionado. No campo da Matemática há conteúdos que, devido à sua importância, são frequentes e em todo ano marcam presença na prova do ENEM. Um exemplo é a Matemática Básica, que abrange 40% da prova.
“Um dos fatores da Matemática Básica ser um tema recorrente, é devido à sua aplicação posterior em determinadas áreas profissionais e no próprio contexto social″, explica o professor de matemática Felipe Calaça.
Devido a utilização prática no dia a dia das pessoas, o professor reforça a necessidade de se dominar a matemática básica e saber recorrência das matérias que estão presentes no ENEM. Ainda segundo Felipe, a Teoria de Resposta ao Item (TRI) torna indispensável o estudo das estratégias de prova.
“Realizar a prova de maneira linear nem sempre é a melhor opção. Uma das partes de uma boa estratégia e responder inicialmente as questões fáceis e média e depois as questões difíceis, o que permite o aluno ter mais concentração e foco nas questões que irão lhe trazer maior pontuação”, explica o professor.
Leia mais: