O Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI) abriu sua própria agência de transfusão de sangue nesta segunda-feira (7), Dia Mundial da Saúde. Trata-se da primeira unidade transfusional de maternidade pública da Região Centro-Oeste. A inauguração faz parte de uma vasta programação que também comemora o primeiro ano de funcionamento da Unidade de Neonatalogia de Alto Risco do HMDI, aberta no ano passado pela Prefeitura de Goiânia, com 25 novos leitos de UTI neonatal.

A nova agência de transfusão vai reduzir o tempo de espera das mães e seus bebês com necessidade de tomar sangue, que hoje gastam cerca de três horas para realizar o procedimento. Com a agência, esse tempo cai para 30 minutos e garante mais conforto para os pacientes. Para funcionar, a agência transfusional conta com a parceria do Hemocentro, que fará a triagem das bolsas de sangue antes de enviá-las à maternidade. A agência terá capacidade de fazer até 100 transfusões por mês.

A inauguração da agência transfusional será uma das atividades do “I Encontro Multiprofissional da Unidade Neonatal de Alto Risco do HMDI – A experiência com o método canguru”, que será realizado de 7 a 11 de abril e terá oficinas, palestras, mesas redondas e seminários acerca da terapia intensiva de bebês prematuros. O encontro terá a participação do Ministério da Saúde e acontece simultaneamente com atividades em todas as Capitais do país dentro da Semana Humaniza SUS.

A Unidade de Neonatalogia de Alto Risco do HMDI, inaugurada em abril do ano passado, conta com dez Unidades de Tratamento Intensivo Neonatal (Utin) e 15 Unidades de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin) – cinco desses voltados ao método canguru. A maternidade é a primeira unidade pública do Centro-Oeste a oferecer acompanhamento e tratamento à saúde integral da mulher.

Método canguru

Durante o evento da próxima semana serão discutidos os desafios da implantação do método canguru e a experiência da maternidade de humanização na assistência. Além disso, entre os dias 8 e 10, o Ministério da Saúde vai oferecer um curso do método canguru. Já na sexta-feira, 11, será lançado o Projeto Canguru Ladu (criança de colo na linguagem indígena).

O método canguru é um tipo de assistência neonatal para crianças prematuras ou de baixo peso, mas pode ser utilizado com todos os bebês. A atitude é simples e consiste em manter o bebê próximo ao corpo da mãe com o auxílio de uma bolsa de tecido que serve de suporte para que o bebê fique seguro e confortável e vem apresentando grandes resultados. O nome ‘canguru’ vem pela referência ao animal que carrega o bebê dentro de uma bolsa até que ele complete o seu desenvolvimento.