A partida entre França e Polônia, neste domingo (4), pelas oitavas de final da Copa do Mundo, no estádio Al Thumama, foi marcada, principalmente, pelo duelo dos atacantes Kylian Mbappé e Robert Lewandowski.

Os dois atletas jogaram os três jogos da fase de grupos. Mbappé, pela França, marcou três gols. Lewandowski, pela Polônia, assinalou apenas um gol na vitória por 2 a 0 sobre a Arábia Saudita. Foi o primeiro gol dele em sete jogos disputados em duas Copas. Já Mbappé balançou as redes sete vezes em dois Mundiais.

Os artilheiros chegaram para este confronto com números semelhantes na temporada 2022/2023. Lewandowski disputou 19 jogos, marcou 18 gols e deu quatro assistências. Já Mbappé atuou em 20 jogos, assinalou 19 gols e deu cinco assistências.

Leia mais
No jogo, o desempenho de Mbappé foi melhor

Lewandowski finalizou primeiro. Aos 20’, arriscou de esquerda de fora área. O chute forte passou perto do gol defendido por Hugo Lloris.

Aos 30’, Mbappé saiu rápido pelo lado esquerdo, chegou à incrível velocidade de 35 km/h e foi parado com falta, não marcada pelo árbitro Jesús Valenzuela da Venezuela.

Lewandowski teve ótima chance aos 32’. Cobrou falta da entrada da área, mas acetou a bola na barreira.

Mbappé, aos 35’, fez grande jogada individual e finalizou de esquerda para uma grande defesa do goleiro Wojciech Szczesny.

Brilhou a estrela de Mbappé

Aos 43’, deu bela assistência para Olivier Giroud fazer 1 a 0 para a França.

Giroud entrou para a história

Com o gol marcado na vitória da França por 3 a 1 sobre a Polônia, Giroud chegou à marca de 52 gols com a camisa da seleção francesa. Ele ultrapassou Thierry Henry que tem 51 gols. Agora, é o maior goleador da história da França.

Consagração de Mbappé

No segundo tempo, Mbappé finalizou mais quatro vezes. Marcou dois gols. Isolou-se na artilharia da Copa do Catar, com cinco. Ainda reclamou que teria sofrido um pênalti.

Lewandowski teve atuação apagada na etapa final

Foi salvo no minuto da partida. Com auxílio do VAR, o árbitro assinalou pênalti para a Polônia. Lewandowski cobrou e Lloris fez a defesa. O lance foi anulado, porque o goleiro francês se adiantou. Na segunda oportunidade, Lewandowski converteu.

Mbappé ganhou tudo

Mbappé ganhou tudo: o duelo com Lewandowski, a partida, a vaga nas quartas de final, a artilharia isolada da Copa e o prêmio de melhor jogador da partida. Os números de Mbappé nesta Copa são impressionantes: dos nove gols franceses, Mbappé participou diretamente de sete. Marcou cinco e deu duas assistências.

Goleiro recordista

O goleiro Lloris também fez história na vitória de hoje sobre a Polônia. Ele chegou a 142 partidas com a camisa da seleção francesa e igualou o recorde do lateral/zagueiro Lilian Thuram.

No jogo de hoje, Lloris fez uma grande defesa numa finalização de Zielinski. Defendeu a primeira cobrança de pênalti de Lewandowski, mas como se adiantou, o lance foi anulado.

França chega forte

Apesar dos sete desfalques desde a convocação da Copa, a França chega forte nas quartas de final. A equipe comandada por Didier Deschamps joga um grande futebol e tem o artilheiro e melhor jogador da Copa até o momento: Mbappé. Pela primeira vez na história, chega às quartas de final em três Copas consecutivas.

Apertem os cintos, a França está voando alto!

Leia também