Fausto Mariano, Ernesto Roller, Adib Elias e Paulo do Vale, não fazem mais parte do MDB (Fotos: Sagres On e Divulgação)
O Conselho de Ética do diretório regional do MDB expulsou na tarde desta quarta-feira (27) os prefeitos de Catalão, Adib Elias; de Rio Verde, Paulo do Vale; e de Turvânia, Fausto Mariano. O processo contra o ex-prefeito de Formosa e atual secretário de Governo, Ernesto Roller, foi retirado de pauta porque ele se desfiliou nesta terça-feira. Em entrevista à Sagres nesta quarta-feira, o secretário disse que saiu para não ter uma expulsão partidária em seu currículo.
Os quatro foram denunciados ao Conselho de Ética por comportamento que vai contra o estatuto da legenda e tiveram prazo para direito à defesa. Eles apoiaram a candidatura de Ronaldo Caiado (DEM) ao governo de Goiás nas últimas eleições, enquanto que o postulante emedebista ao cargo era o então deputado federal Daniel Vilela, atual presidente estadual da sigla.
De acordo com o membro do Conselho e relator dos processos, o advogado Ezizio Barbosa, o primeiro julgamento, às 15 horas seria o de Roller.
Com sua desfiliação, seu processo foi encerrado pelo presidente, Valdeci Mendonça.
Às 16 horas, foi julgado o prefeito Fausto Mariano. A decisão de expulsão foi unânime, incluindo o cancelamento de sua filiação. O mesmo ocorreu com o processo do prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale.
Por fim, às 18 horas, foi julgado o prefeito de Catalão, Adib Elias. Da mesma forma, todos os sete integrantes do conselho aprovaram a expulsão e cancelamento de filiação do gestor municipal. “Todos foram intimados e com ampla possibilidade de se defender, de trazer testemunhas, de serem ouvidos, de trazerem advogados. Uma coisa que tomamos cuidados foi com o direito de ampla defesa de todos”, explica Barbosa.
O presidente do MDB, Daniel Vilela, não se pronunciou sobre as decisões. A reportagem da Sagres 730 não conseguiu contato com os prefeitos Adib Elias, Fausto Mariano e Paulo do Vale até o fechamento desta reportagem.