Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Os interessados devem se inscrever na Página do Participante até o dia 16 de junho. Nesse sentido, o prazo também vale para os pedidos de atendimento especializado e tratamento por nome social.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), vinculado ao Ministério da Educação, aplicará as provas do Enem 2023 em 5 e 12 de novembro. A edição deste ano, todavia, marca os 25 anos do Exame. A primeira aplicação ocorreu em 1998. 

Inscrição

Para se inscrever, contudo, é necessário informar o CPF e a data de nascimento (iguais aos cadastrados na Receita Federal). Além disso, quem optar pelo uso do nome social não precisará enviar nenhum tipo de documentação complementar. Essa, porém, é uma novidade desta edição.

A taxa de inscrição, no valor de R$ 85, pode ser paga por meio de boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). Para pagar via Pix, porém, basta acessar o QR code que consta no boleto. 

De acordo com o MEC, a aprovação da isenção da taxa ou da justificativa de ausência, na edição de 2022, não significa que a inscrição para o Enem 2023 foi realizada. Por isso, ainda conforme o MEC, é necessário se inscrever para participar.  

Login 

Para realizar a inscrição e os demais procedimentos, entretanto, os interessados devem utilizar o login da plataforma Gov.br. No caso de não lembrar a senha do cadastro, por exemplo, é possível recuperá-la. Para tanto, basta entrar na página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”.

Em seguida, selecionar a opção “Esqueci minha senha”. Dessa forma, aparecerão diversas formas de recuperar a conta. O participante, então, deve selecionar uma das alternativas. São elas:  

  • Por meio de aplicativos como o Meu gov.br ou de bancos credenciados;  
  • Pelo internet banking; 
  • Por e-mail; 
  • Por mensagem de texto (SMS).

  • Acessibilidade

O Inep disponibilizou duas versões do edital do Enem [confira abaixo], voltadas para participantes com deficiência. A primeira, em Língua Brasileira de Sinais (Libras), e a segunda, com adaptações para deficientes visuais – outra novidade, portanto, desta edição.

As medidas fazem parte da Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep, que visa, por sua vez, ampliar as oportunidades de participação da sociedade em seus exames e avaliações. 

Confira os editais a seguir

Edital Enem 2023 

LibrasEdital Enem 2023 (em Libras)  

Edital Enem 2023 (adaptado para deficientes visuais)

Orientações 

O portal do Instituto conta com uma página em que é possível encontrar as principais orientações para os participantes do Enem. Há, também, uma seção destinada às perguntas frequentes sobre o Exame. Com isso, os interessados podem conferir os questionamentos mais comuns e os respectivos esclarecimentos. 

Enem 

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). 

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, por exemplo, o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Ademais, os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.  

*Este conteúdo contempla o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 04 da Agenda 2030 da ONU – Educação de qualidade

Leia mais

Ensino básico deveria conter educação financeira, aponta especialista

Especialistas debatem reestruturação do Novo Ensino Médio

Aberto prazo para instituições de ensino aderirem ao Prouni 2023/2