O Ministério da Educação (MEC) vai testar a inserção de questões dissertativas na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) deste ano. A informação foi divulgada pelo Estadão, que apurou que o MEC apresentou o novo modelo da prova para secretários estaduais e municipais de educação na segunda-feira (24).
Segundo o Estadão, a prova aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) terá as questões dissertativas de forma experimental com uma amostra de alunos. A prova do Saeb é aplicada com testes de múltipla escolha desde 1990, portanto será a primeira vez que os estudantes serão avaliados com perguntas abertas.
A prova do Saeb é o maior teste que o governo aplica para avaliar o nível de aprendizagem na educação básica brasileira. O teste ocorre a cada dois anos para alunos das turmas de 2 º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio de toda a rede pública.
Assim, as provas previstas para outubro e novembro terão questões de Língua Portuguesa e Matemática divididas em testes múltipla escolha e questões dissertativas. Vale lembrar que o Saeb gera as notas para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de Qualidade.
Leia mais: