Uma portaria do Ministério da Economia publicada nesta terça-feira (12) traz um pouco de alívio para os clubes do futebol goiano e brasileiro. Uma medida prorrogando o prazo para pagamento dos meses de maio, junho e julho de parcelas do Profut, traz alívio para Atlético, Goiás e Vila Nova que atravessam graves problemas financeiras devido a paralisação do futebol por conta da pandemia do coronavírus.
O Profut é um programa de modernização da gestão e de responsabilidade fiscal do futebol nacional, que permite aos clubes o parcelamento de dívidas fiscais.
O pagamento da parcela com vencimento em maio poderá ser quitado até o final de agosto. A de junho terá validade até o fim de outubro, enquanto a parcela referente ao mês de julho será prorrogada para dezembro.
A expectativa inicial dos clubes é que acontecesse uma suspensão dos contratos neste ano, com as parcelas sendo remanejadas para o final do acordo. A Confederação Brasileira de Futebol, responsável pela articulação junto ao Governo Federal, vai tentar junto ao Congresso Nacional prorrogar os prazos pelo período de um ano por meio de uma edição de um Projeto de Lei.