Sagres em OFF
Rubens Salomão

Mendanha retoma articulação em busca do PP, após frustrações com PL e Podemos

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, deve adiar, mais uma vez, o anúncio de filiação partidária para disputar a eleição ao governo estadual de outubro. O pré-candidato já avisou nas redes sociais que definiria o partido na última sexta-feira (18), mas o prazo foi levado para esta sexta-feira (25), o que também não deve ocorrer. O prefeito mantém articulações com objetivo primordial de alcançar estrutura política para o pleito contra o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), mas, até agora, tem garantido apenas o apoio do nanico Patriota.

Nos últimos dias, Mendanha e aliados retomaram contatos com lideranças do PP e passaram a sugerir que o partido poderia abrigar a pré-candidatura do prefeito ao governo, com espaço para que a legenda indique o nome ao Senado. A possibilidade ainda não é descartada pelo presidente da sigla, Alexandre Baldy, mas sofre resistências internas no PP, já que a base do partido tem preferência pela aliança com o governador, mesmo que sem a vaga na chapa majoritária. Tanto que, para acalmar as lideranças, a direção do Progressistas publicou nota em que nega a filiação.

Sem citar Mendanha diretamente, o texto do comando pepista avisa que o partido “não possui pré-candidato ao governo do estado” e que “as atenções do partido estão voltadas, única e exclusivamente, para a consolidação da pré-candidatura ao Senado, de Alexandre Baldy, e formação de chapas a deputados e deputadas federais e estaduais”. O texto conclui ainda, de forma mais direta, que: “Não existe qualquer movimentação de bastidores para filiações para encabeçar a disputa ao governo do estado de Goiás”.

Porta-voz

O deputado federal Adriano Avelar, defensor da aliança com Caiado, tem repetido abertamente que o PP deve continuar ao lado do governador e nega que tenha havido convite formal para a filiação de Gustavo Mendanha.

Como pode?

“Como pode um candidato ao governo utilizar a imagem dos outros para se promover? Semana passada foi o PSD, agora insistem em falar do PP. Nosso candidato é Ronaldo Caiado, o melhor candidato ao governo. Nossos municípios estão assistidos pelas políticas do governo”, avalia o deputado governista.

Repescagem

A deputada federal Magda Mofatto e o presidente regional do PL, Flávio Canedo, buscam intensamente em Brasília a retomada de contatos para que Jair Bolsonaro decida pelo apoio a Mendanha em Goiás.

No domingo

Apesar das tentativas, feitas inclusive junto ao senador Vanderlan Cardoso, tudo aponta para oficialização do apoio do presidente à pré-candidatura do deputado federal Major Vitor Hugo (sem partido) neste fim de semana. Na próxima semana, deve ocorrer a filiação do militar ao PL, pelas mãos do presidente nacional, Valdemar da Costa Neto.

METROBUSok
Foto: Vice-presidente nacional do Podemoas, Eduardo Machado. (Divulgação)

Primeiro aqui

Como antecipado pela Coluna, o Podemos confirmou desembarque do projeto de Gustavo Mendanha, depois da insistência do pré-candidato em se movimentar em busca do apoio bolsonarista em Goiás.

Volta

Vice-presidente nacional do Podemos, Eduardo Machado, que foi secretário estadual por quatro vezes nas gestões de Marconi Perillo, é o nome do partido para consolidar retorno à base caiadista, como indicado à presidência do Detran.

Funcionalismo

Em meio a greve dos professores da rede municipal, que não aceitaram o reajuste de 7,5% proposto pelo Paço Municipal e exigem o reajuste nacional de 33,32%, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), decidiu enviar à Câmara Municipal proposta melhorada do piso. O texto será detalhado em reunião com servidores nesta sexta-feira e encaminha ao legislativo na segunda-feira (28).

Prefeito Rogério Cruz (Foto – Prefeitura de Goiânia)

Proposta

Além do reajuste aos professores, o prefeito pretende apresentar proposta sobre a data-base e planos de carreiras de outras categorias, como procuradores, Guarda Civil Metropolitana, agentes de endemia e motoristas. Há ainda intenção de estabelecer vale alimentação para todos os servidores municipais com carga horária de oito horas por dia.

Momento ruim

Rogério Cruz prorrogou a prestação de contas que faria hoje na Câmara Municipal para o dia 18 de abril. O gestor tem sido cada vez mais cobrado por vereadores sobre a autoridade dele na administração, depois do conturbado processo de demissão do secretário de Finanças, Geraldo Lourenço.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.