O mercado de venda de veículos elétricos no Brasil experimentou um crescimento exponencial em 2023, consolidando uma mudança significativa rumo a uma mobilidade urbana mais sustentável. No ano passado, as vendas de veículos elétricos atingiram um marco impressionante de 93.927 emplacamentos.

De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), houve um aumento de 91% nas vendas em comparação com 2022, quando foram emplacados 49.245 veículos. O mês de dezembro foi especialmente notável, com 16.279 vendas, quase três vezes mais do que as 5.587 registradas em dezembro de 2022 (+191%), estabelecendo novos recordes mensais segundo os dados históricos da ABVE.

Os números de 2023 testemunham uma mudança significativa no mercado brasileiro em direção aos veículos elétricos plug-in (PHEV e BEV). Os modelos plug-in (com recarga externa das baterias) representaram 56% das vendas de veículos leves elétricos no ano, totalizando 52.359 unidades, ultrapassando os híbridos convencionais HEV a gasolina e HEV flex (41.568 unidades) que, até 2022, ainda dominavam esse segmento.

Em dezembro, os veículos plug-in representaram impressionantes 70% das vendas totais de veículos elétricos (11.371 unidades de um total de 16.279), impulsionados pelo desempenho excepcional de fabricantes como BYD e GWM, que lançaram novos modelos com essas tecnologias.

ABVE

Segundo Ricardo Bastos, presidente da ABVE, o excelente desempenho de 2023 é resultado de diversos fatores, incluindo o anúncio do aumento do imposto de importação para veículos elétricos e híbridos a partir de janeiro. Esse anúncio provocou uma antecipação nas vendas durante o último bimestre do ano.

“Os números indicam principalmente uma sensível evolução desse mercado este ano, com os veículos plug-in chegando a dois terços das vendas em dezembro, confirmando a confiança e a preferência cada vez maior do consumidor pelas novas tecnologias”, explica Ricardo.

A ABVE acredita que esse crescimento e amadurecimento do mercado se consolidará com o lançamento, em dezembro, do programa Mover – Mobilidade Verde e Inovação, uma iniciativa do governo federal voltada para o setor automotivo. “O Mover vai permitir que as empresas preparem com mais clareza seus planos de investimento, tanto para veículos leves, quanto para veículos pesados, como ônibus e caminhões, e também para infraestrutura de recarga elétrica”, disse Bastos.

Apesar do aumento da carga tributária sobre os veículos elétricos e híbridos importados, a expectativa é que essa tendência de crescimento se mantenha no mercado brasileiro. “Em 2024, ainda estamos avaliando o efeito das novas alíquotas do imposto de importação, mas já posso antecipar que ainda assim teremos boas surpresas”, concluiu o presidente da ABVE.]

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis; ODS 13 – Ação Global Contra a Mudança Climática

Leia mais: