O brasileiro Flávio Figueiredo Assis, natural do Espírito Santo, lançou o primeiro carro elétrico genuinamente brasileiro. Sua inspiração veio ao deparar-se com a Lei 8.723, de 1993, que regulamenta a redução de emissões de CO2, encerrando o uso de motores a combustão em veículos a partir de 2028.

Assis fundou a Lecar em fevereiro de 2022, sediada em Alphaville, São Paulo, com planta industrial em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. Formou uma equipe de engenharia automobilística de profissionais com experiência em empresas como Gurgel, Troller, JPX, Ford, Toyota, Nissan e Marcopolo.

Ao projetar o carro, identificou Caxias do Sul como a localização ideal para a fábrica, devido à presença de vários fornecedores no ecossistema de mobilidade na região. Cerca de 35% das peças do Lecar Model 459 serão importadas da China, enquanto motores e baterias virão do fabricante chinês Wiston, fornecedor de grandes marcas do setor.

O restante será produzido no Brasil. “Nosso país é privilegiado, com matéria-prima apropriada e abundante para a produção de carros 100% elétricos”, esclarece.

Contrato

Os contratos com fornecedores incluem transferência de tecnologia e cooperação técnica, científica e operacional, viabilizando a produção autossuficiente de carros elétricos no Brasil.

“Temos em nosso país 97% dos minerais que compõe as células de baterias. Além de sermos autossuficientes, podemos ainda nos tornarmos protagonistas e uma grande referência no mercado global de veículos elétricos, fornecendo automóveis para outros países. Nossos carros vão interessar a quem cuida do meio ambiente também em outros países”, anima-se o empresário.

O protótipo do Lecar Model 459 será submetido a homologações em Londres, na Inglaterra, antes de entrar em produção em dezembro de 2024. Com um preço de R$ 279 mil e autonomia de 400 km por carga, o carrp terá uma carga tributária de 43%.

“Precisamos que o governo se conscientize sobre a importância dos carros elétricos para o Brasil e crie uma política de incentivos a fim de termos preços mais competitivos”, destaca Assis.

Futuro

A empresa planeja também o Lecar POP, uma versão popular com baterias e motores produzidos no Brasil, estimando um custo de R$ 100 mil e autonomia de 200 km por carga.

A estimativa é produzir 300 veículos por mês no primeiro ano, gerando 600 empregos diretos e R$ 1 bilhão de faturamento. O foco inicial das vendas será na Grande São Paulo, com planos de investir em uma infraestrutura de recarregamento de bateria entre a capital, Campinas e São José dos Campos.

Está prevista também a criação de uma rede de carregamento própria ao longo da BR 101 até 2025, com carregadores rápidos a cada 150 km. Até 2030, a empresa espera cobertura total nas principais rodovias do país.

Além da expansão nacional, Assis planeja internacionalizar a montadora para os EUA, França, Itália e Mônaco. “Já estamos alinhando uma série de parcerias nesses países para levar nossa marca para o mundo”, orgulha-se.

50 mil carros por ano

Em cinco anos, a Lecar almeja produzir 50 mil carros por ano, gerando 6 mil empregos diretos e um faturamento anual de R$ 13 bilhões. A empresa pretende introduzir um plano de assinaturas, promovendo a mudança da cultura da posse para o acesso, com assinaturas de locação para uma quilometragem mensal de 1 mil km a aproximadamente 3% do valor de venda. “As pessoas não precisam ter um carro, o que elas precisam é de mobilidade”, argumenta.

Com capital 100% próprio, Assis planeja realizar uma oferta pública inicial (IPO) em 2025. “Além de um projeto que favorece a mobilidade e a sustentabilidade, nosso objetivo é fazer com que o Brasil seja visto de forma valorizada, assim como sempre deveríamos ser vistos. Somos a oitava economia do mundo e ainda não tínhamos nenhuma montadora nacional. Vamos mudar o rumo da história”, projeta.

O grande diferencial da Lecar está em sua abordagem, não apenas fabricando um carro elétrico no Brasil, mas desenvolvendo um produto totalmente adaptado às necessidades do país.

“Tenho um Tesla e, definitivamente, ele não foi estruturado para rodar pelas ruas e estradas brasileiras. Ele sofre a cada buraco. Nosso projeto é de um carro feito para os desafios das estradas do Brasil, com tecnologia de ponta, resistência, prazer na direção e alinhado à necessidade de redução de emissões de CO2, que foi o grande motivador para embarcarmos nesse projeto”, finaliza.

Mudança de carreira

Assis é formado em Direito e Contabilidade. Sua carreira teve início no setor bancário, mas rapidamente ele se lançou no empreendedorismo ao fundar a Financial Contabilidade.

Logo depois, Assis fundou a Lecard, uma administradora de cartões PAT. Em 2022, ele vendeu a Lecard para criar a montadora de carros elétricos do Brasil.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis; ODS 12 Consumo e Produção Responsáveis; ODS 13 – Ação Global Contra a Mudança Climática

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