Em Goiânia, desde o início da testagem ampliada da população já foram realizados 80.271 testes de antígeno, sendo que 10.221 tiveram resultado positivo para a Covid-19, o que representa 12,7%. A diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde da capital, Grécia Carolina Pessoni, detalhou à Sagres 730 nesta quarta-feira (23), que cada bairro teve uma situação diferente.
“O primeiro bairro que testamos, no Guanabara na região norte, tivemos uma prevalência de 14%. Na verdade, lá foi um dos primeiros locais que testamos, porque o inquérito populacional mostrou que lá foi uma das regiões que teve maior crescimento. Então foi uma testagem direcionada para uma área de maior risco”, explicou. “Hoje essa prevalência de 12% representa uma média global, considerando todas as outras testagens. Tivemos na última testagem uma prevalência de 10%, entretanto na testagem anterior, tivemos prevalência de 14%”, completou.
Segundo Pessoni, a imunização coletiva está muito distante. “Estudos tem mostrado que algumas pessoas, mesmo já tendo covid, não manifesta anticorpos. Então a imunidade de rebanho, significaria que pelo menos 50% da população já tivesse sido exposta ao vírus, nós estamos aguardando o resultado do último inquérito, para ver de fato quantos por cento da população já foi exposta”, disse. “Pensar na imunidade de rebanho como uma salvação, não é o caminho ideal, porque para chegar a 50% de pessoas contaminadas, a gente teria muitas mortes. Então o ideal é que as pessoas se protejam e se cuidem até que chegue para nós uma vacina que seja eficaz”.
Questionada sobre o número de óbitos na Capital, a diretora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Grécia Pessoni, explicou que 95% dos óbitos são apresentados nos dados do boletim epidemiológico, e aponta uma queda do número de mortes por covid. “Isso reflete muito a questão do cuidado que o paciente tem recebido, apesar de todas dificuldades que o sistema público impõe”, disse. “Nossa taxa de ocupação de leitos de UTI está em 60%, o atendimento se tornou mais efetivo. Mesmo mantendo o número de internações, o número de óbitos diminuiu”.
De acordo com o último informe epidemiológico de Goiânia, 47.900 pessoas já foram curadas da covid-19, 448 estão internadas e 1.219 estão em acompanhamento domiciliar. O número de óbitos na Capital já chega a 1.226, 12 nas últimas 24 horas.