Diante de todo o apoio e de toda a festa, a Argentina não conseguiu passar uma impressão convincente. Mesmo assim, os hermanos conseguiram largar com um gol logo no início do jogo e de forma tranquila, porém pouco produtiva, venceram a Bósnia e Herzegovina por 2 a 1 no Maracanã invadido pelos argentinos. De quebra, eles assistiram um belo gol de Messi, que desabafou na comemoração e promete mais durante o Mundial.

O Jogo

Se o Rio de Janeiro já parecia Buenos Aires desde sexta-feira, o Maracanã virou um Monumental de Nuñez neste domingo, com uma festa impressionante dos “Hermanos”. E a festa cresceu logo com dois minutos de jogo, com um presente que não tinha como recusar. Aguero sofreu falta na esquerda, e na cobrança de Messi, Rojo desviou e Kolasinac, sem querer, empurrou contra o patrimônio para abrir o placar. 1 a 0 pra Argentina.

Só que também foi só. Apesar de ter maior posse de bola em alguns momentos, a Argentina não criava boas jogadas e errava bastante, principalmente Messi, que parecia desconfortável. A Bósnia então arriscou, como aos 13min, quando Misimovic encontrou Hajrovic na área, só que o bósnio perdeu o controle da bola. Por um momento, com o baixo nível do jogo, o que mais chamava atenção era a provocação entre brasileiros e argentinos na arquibancada, sempre com respeito.

O jogo só esquentou novamente aos 40min, quando a Bósnia só não empatou porque Romero fez milagre. Misimovic cruzou e Lulic testou firme para o gol, só que o goleiro argentino foi no cantinho esquerdo para defender. Ainda sobrou tempo para um lampejo de Messi: aos 44, o canhota tirou dois para dançar, mas a defesa tirou a tempo.

2º tempo

O técnico argentino, Alejandro Sabella, mostrou que não havia aprovado o rendimento da equipe e voltou com duas mudanças, sacando Maxi Rodriguez e Campagnaro para as entradas de Higuaín e Gago. Mesmo assim, a Bósnia continuou em cima, buscando o empate. Aos quatro minutos, Hajrovic bateu falta frontal e Romero encaixou firme. Aos nove, de novo Hajrovic e outra vez Romero, impedindo o empate da Bósnia.

Enquanto isso, os argentinos já conseguiam fazer a transição da defesa para o ataque com mais facilidade, e isso foi sendo crucial em momentos de contra-ataque. Até que aos 18min, em uma falta frontal, Messi cobrou e isolou, sendo motivo de chacota para a torcida brasileira. Só que o erro foi cutucar o craque a toa. Aos 19, o camisa 10 arrancou do meio-campo, tabelou com Aguero próximo a área, driblou mais um defensor e bateu firme. A bola bateu na trave e entrou. 2 a 0 e uma comemoração em tom de desabafo.

Quando parecia que tudo estava resolvido, os bósnios resolveram aprontar e apimentar o fim do jogo. Aos 39min, Ibisevic recebeu passe nas costas de Fernandez e bateu de canhota, a bola passou por baixo das pernas de Romero e entrou lentamente. 2 a 1. O time europeu até tentou, de forma muito corajosa, ir para cima, mas esbarrou na deficiência técnica na hora de conseguir uma boa jogada para empatar.

 

FICHA TÉCNICA
ARGENTINA 2 X 1 BÓSNIA-HERZEGOVINA

Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 15 de junho de 2014, domingo
Horário: 19 horas (de Brasília)
Árbitro: Joel Aguilar (SLV)
Assistentes: William Torres (SLV) e Juan Zumba (SLV)
Cartões amarelos: Rojo (Argentina); Spahic (Bósnia-Herzegovina)
Gols: Kolasinac (contra), aos dois minutos do primeiro tempo, e Messi, aos 19 minutos do segundo tempo; Ibisevic, aos 39 minutos do segundo tempo

ARGENTINA: Romero; Zabaleta, Campagnaro (Gago), Fernández, Garay e Fernández; Mascherano, Maxi Rodríguez (Higuaín) e Di María; Messi; Agüero (Biglia)
Técnico: Alejandro Sabella

BÓSNIA-HERZEGOVINA: Begovic; Mujdza (Ibisevic), Bicakcic, Spahic e Kolasinac; Besic e Pjanic; Hajrovic (Visca), Misimovic (Medunjanin) e Lulic; Dzeko
Técnico: Safet Susic