O vice-governador Ademir Menezes afirmou agora de manhã que Goiás está se preparando para se tornar ainda mais atrativo aos investidores da área mineral, utilizando inclusive o que há de mais moderno em recursos tecnológicos. Dessa forma, será possível viabilizar novos projetos assim que as atividades do setor forem retomadas com a superação da crise financeira mundial. Um das ações é a elaboração, em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), do Mapa Geológico do Estado de Goiás e do Distrito Federal. O Mapa foi lançado hoje durante solenidade no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico.

Conforme Ademir Menezes em seu pronunciamento, uma das atividades mais atingidas pela crise econômica mundial tem sido a mineração, devido à queda nos preços das commodities minerais. Apesar dos solavancos do mercado, em Goiás o setor mineral continua firme. Juntamente com o agronegócio, tem grande participação na balança comercial goiana. O Estado já é hoje o terceiro maior produtor mineral do País, atrás somente de Minas Gerais e Pará.

O secretário adjunto do Ministério das Minas e Energia, Carlos Nogueira da Costa Júnior, declarou que, ao dispor de dados atualizados sobre seu potencial mineral, Goiás passar a ter maior atratividade na disputa do capital para a exploração da atividade mineradora. Isso se torna ainda mais importante no atual momento de crise de crédito e escassez de recursos financeiros.