Foto: ABr

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse nesta semana que as universidades possuem “plantações extensivas” de maconha, e que laboratórios de química desenvolvem metanfetamina, um tipo de droga sintética.

As declarações foram dadas em entrevista ao “Jornal da Cidade“, e que será veiculada neste domingo (24). O ministro, porém, não apresentou nenhuma prova das supostas “acusações”.

Em seu perfil oficial no Twitter, Weintraub faz menção ao tema em duas publicações. Em uma delas, o ministro diz que “Tem “jornalista” como a Playmobil falando que não há plantações de maconha nas universidades federais. Que dureza…”.

{source}
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Drogas sintéticas na UFMG <a href=”https://t.co/Hx9liwXS90″>https://t.co/Hx9liwXS90</a></p>&mdash; Abraham Weintraub (@AbrahamWeint) <a href=”https://twitter.com/AbrahamWeint/status/1197997522817617921?ref_src=twsrc%5Etfw”>November 22, 2019</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
{/source}

{source}
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Tem &quot;jornalista&quot; como a Playmobil falando que não há plantações de maconha nas universidades federais. Que dureza… <a href=”https://t.co/61VybpzYly”>https://t.co/61VybpzYly</a></p>&mdash; Abraham Weintraub (@AbrahamWeint) <a href=”https://twitter.com/AbrahamWeint/status/1197996350316695553?ref_src=twsrc%5Etfw”>November 22, 2019</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
{/source}

Por meio de nota, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) disse que o ministro “parece nutrir ódio pelas universidades” e que “ultrapassa todas as fronteiras que devem limitar, sobretudo, os atos de um gestor público”. A Andifes disse que está tomando “as providências jurídicas cabíveis para apurar eventual cometimento de crime de responsabilidade, improbidade, difamação ou prevaricação”.