Na próxima segunda-feira (7), Dia Mundial da Saúde, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), a Associação Médica de Goiás (AMG), o Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás (Simego) e a Academia Goiana de Medicina, instituições que integram o Comitê das Entidades Médicas do Estado de Goiás (Cemeg), vão anunciar a intensificação de uma campanha conjunta em defesa da valorização da classe médica e da melhoria da assistência à população nas redes pública e privada. A mobilização é nacional.

Médicos de todo o Brasil vão aproveitar o Dia Mundial da Saúde, para intensificar sua luta em defesa da valorização da classe médica e da melhoria da assistência à população nas redes pública e privada. Em Goiás, a campanha em defesa da classe médica e da saúde de qualidade será deflagrada em uma reunião na sede do Cremego, organizada pelo Conselho, a Associação Médica de Goiás (AMG), o Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás (Simego) e a Academia Goiana de Medicina, instituições que integram o Comitê das Entidades Médicas do Estado de Goiás (Cemeg).

A partir desta data, as entidades médicas vão desenvolver várias ações junto aos governos e às operadoras de planos de saúde. As principais reivindicações da classe médica são:

– Mais investimentos na saúde pública, inclusive com a aplicação dos recursos destinados ao setor pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2);

– Melhoria das condições de trabalho e de atendimento na rede pública de saúde;

– Melhor remuneração dos médicos;

– A realização de concursos públicos para a contratação de médicos;

– A implantação de Planos de Cargos, Carreira e Vencimentos dos Médicos nas esferas federal, estadual e municipal;

– O reajuste dos valores pagos aos médicos pelos planos de saúde;

– O fim da interferência das operadoras de planos de saúde na
autonomia dos médicos, problema que acaba comprometendo a assistência à população.