Monumento à Paz Mundial no Bosque dos Buritis propõe união dos povos

No Bosque dos Buritis, na área situada próxima ao lago superior, está uma construção bastante particular e que chama atenção de quem passa ou frequente o local. Há uma escultura disposta entre as árvores, cuja forma assemelha-se com uma ampulheta. Trata-se do Monumento à Paz Mundial.

A obra foi lançada durante o I Simpósio Nacional da Paz na Era Nuclear, realizado em Goiânia em setembro de 1986, e concluída e inaugurada no dia 20 de setembro de 1988, na segunda edição do mesmo evento. A escultura destaca o primeiro ano de aniversário do acidente com o Césio-137, em Goiânia.

A escultura é uma obra de autoria do artista plástico goiano Siron Franco e celebra a união de todos os povos em busca de um projeto de paz. Um depositário de porções de terra que representa a paz entre as nações. Quando foi inaugurado, o monumento continha terra de 12 países.

(Foto: Rubens Salomão)

Austrália, Israel, Holanda, Ghana, Portugal, Suécia, Uruguai e a ex-URSS foram os primeiros países a enviar amostras de seus solos. Atualmente o monumento contém amostras de solos de 101 países. 

Um compartimento maior contém todas as terras misturadas. Em sua base, encontra-se a célebre frase de Bahá’ú’lláh, profeta fundador da Fé Bahá’í que diz: “A Terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos.” 

A estrutura é uma ampulheta produzida em cimento com cinco metros de altura e pesando cinquenta toneladas. Em sua parte central, possui vários compartimentos de vidro, separados por faixas verticais nas cores amarela, azul, branca, verde e vermelha.

A obra de arte adquire singular importância ao projetar Goiânia no cenário internacional a ao mostrar de forma simples, como a convivência entre os povos pode ser pacífica e duradoura. O monumento constitui ponto de atração turística para todos os que visitam o Bosque, compondo belíssimo cenário ao lado do lago.

(Foto: Rubens Salomão)

Goiânia 90 lugares

Goiânia faz 90 anos em 24 de outubro. Por isso, o Sistema Sagres de Comunicação, com apoio da Prefeitura de Goiânia elaborou um guia de 90 locais a serem conhecidos por você que é goianiense, que mora na capital ou que está de passagem por aqui. Esta é a campanha “Goiânia 90 Lugares”.

A produção inclui 90 reportagens em texto e fotos de lugares marcantes da cidade, 30 vídeos, um mapa e uma página especial. A campanha conta ainda com entrevistas especiais sobre a construção, estrutura e futuro da nossa capital.

As ações tem coordenação de Rubens Salomão, com pesquisa e textos de Samuel Straioto, Arthur Barcelos e Rubens Salomão. Imagens e edição de Lucas Xavier, além das reportagens em vídeo de Ananda Leonel, João Vitor Simões, Rubens Salomão e Wendell Pasqueto. A coordenação do digital é de Gabriel Hamon. Coordenação de projetos é de Laila Melo.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

(Foto: Rubens Salomão)

Leia mais:

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.