Museu de Arte de Goiânia integra cultura e natureza no coração da cidade

Já pensou num lugar em que é possível unir natureza e artes plásticas? Ele existe e está bem na região central de Goiânia. É o Museu de Arte de Goiânia (MAG) que está situado no Bosque dos Buritis, no Setor Oeste. 

O MAG foi criado pela lei n º 4188, de 28 de agosto de 1969 na gestão de Iris Rezende e é o primeiro museu público municipal de artes plásticas da região Centro-Oeste. O Museu de Arte de Goiânia (MAG) foi inaugurado em 20 de outubro de 1970, na administração do prefeito Manoel dos Reis.

O primeiro diretor do local foi o professor e artista plástico Amaury Menezes. Inicialmente, a sede do museu funcionou na Praça Universitária e desde 1981 está no Bosque dos Buritis. Atualmente, o acervo do MAG é composto por 850 obras entre as categorias de desenho, pintura, escultura, objetos e gravura.

No entanto, nos dias atuais há uma sala de exposição do MAG no antigo endereço, a Sala de Exposição do Palácio da Cultura. Também na Praça Universitária há o Museu de Escultura ao ar livre, um dos maiores da América Latina neste gênero.

As outras duas salas que funcionam na sede no Bosque dos Buritis são as seguintes: Sala Amaury Menezes que é destinada a exposições específicas do acervo do MAG (longa duração). E ainda a sala Reinaldo Barbalho, nome de um artista plastico e ex diretor do MAG. A sala é destinada a exposições do acervo do MAG e de artistas ou entidades proponentes.

Obras e Artistas

No MAG há centenas de obras, de diferentes linguagens artísticas. Compõem o seu acervo, formado pelos nomes de maior representatividade da arte brasileira, como: Siron Franco, Antônio Poteiro, Frei Confaloni, DJ Oliveira, Gustav Ritter, Cleber Gouvêa, Amaury Menezes, Maria Guilhermina e muitos.

Um dos objetivos do museu é o incentivo a produção artística regional, em intercâmbio e integração com a produção artística nacional e internacional. 

No MAG acontecem exposições temporárias e permanentes. As Temporárias são exposições por tempo limitado que normalmente não pertencem à coleção do museu. As Permanentes são aquelas exposições montadas com as obras que pertencem ao acervo do museu. 

Biblioteca

A Biblioteca do MAG foi criada em 1970 e, em 1994, passou por reestruturação física e foi modernizada. O local possui acervo bibliográfico e documental diversificados referentes a arte visual produzida em Goiás e também a arte moderna e contemporânea, brasileira e internacional.

(Foto: Rubens Salomão)

Serviço

O Museu de Arte de Goiânia é aberto de terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Sábado e domingo, das 8h às 18h.

Goiânia 90 lugares

Goiânia faz 90 anos em 24 de outubro. Por isso, o Sistema Sagres de Comunicação, com apoio da Prefeitura de Goiânia elaborou um guia de 90 locais a serem conhecidos por você que é goianiense, que mora na capital ou que está de passagem por aqui. Esta é a campanha “Goiânia 90 Lugares”.

A produção inclui 90 reportagens em texto e fotos de lugares marcantes da cidade, 30 vídeos, um mapa e uma página especial. A campanha conta ainda com entrevistas especiais sobre a construção, estrutura e futuro da nossa capital.

As ações tem coordenação de Rubens Salomão, com pesquisa e textos de Samuel Straioto, Arthur Barcelos e Rubens Salomão. Imagens e edição de Lucas Xavier, além das reportagens em vídeo de Ananda Leonel, João Vitor Simões, Rubens Salomão e Wendell Pasqueto. A coordenação do digital é de Gabriel Hamon. Coordenação de projetos é de Laila Melo.

(Foto: Rubens Salomão)

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

Leia mais:

Mais lidas:

Leia também: