Monumento à Paz Mundial no Bosque dos Buritis propõe união dos povos

No Bosque dos Buritis, na área situada próxima ao lago superior, está uma construção bastante particular e que chama atenção de quem passa ou frequente o local. Há uma escultura disposta entre as árvores, cuja forma assemelha-se com uma ampulheta. Trata-se do Monumento à Paz Mundial.

A obra foi lançada durante o I Simpósio Nacional da Paz na Era Nuclear, realizado em Goiânia em setembro de 1986, e concluída e inaugurada no dia 20 de setembro de 1988, na segunda edição do mesmo evento. A escultura destaca o primeiro ano de aniversário do acidente com o Césio-137, em Goiânia.

A escultura é uma obra de autoria do artista plástico goiano Siron Franco e celebra a união de todos os povos em busca de um projeto de paz. Um depositário de porções de terra que representa a paz entre as nações. Quando foi inaugurado, o monumento continha terra de 12 países.

(Foto: Rubens Salomão)

Austrália, Israel, Holanda, Ghana, Portugal, Suécia, Uruguai e a ex-URSS foram os primeiros países a enviar amostras de seus solos. Atualmente o monumento contém amostras de solos de 101 países. 

Um compartimento maior contém todas as terras misturadas. Em sua base, encontra-se a célebre frase de Bahá’ú’lláh, profeta fundador da Fé Bahá’í que diz: “A Terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos.” 

A estrutura é uma ampulheta produzida em cimento com cinco metros de altura e pesando cinquenta toneladas. Em sua parte central, possui vários compartimentos de vidro, separados por faixas verticais nas cores amarela, azul, branca, verde e vermelha.

A obra de arte adquire singular importância ao projetar Goiânia no cenário internacional a ao mostrar de forma simples, como a convivência entre os povos pode ser pacífica e duradoura. O monumento constitui ponto de atração turística para todos os que visitam o Bosque, compondo belíssimo cenário ao lado do lago.

(Foto: Rubens Salomão)

Goiânia 90 lugares

Goiânia faz 90 anos em 24 de outubro. Por isso, o Sistema Sagres de Comunicação, com apoio da Prefeitura de Goiânia elaborou um guia de 90 locais a serem conhecidos por você que é goianiense, que mora na capital ou que está de passagem por aqui. Esta é a campanha “Goiânia 90 Lugares”.

A produção inclui 90 reportagens em texto e fotos de lugares marcantes da cidade, 30 vídeos, um mapa e uma página especial. A campanha conta ainda com entrevistas especiais sobre a construção, estrutura e futuro da nossa capital.

As ações tem coordenação de Rubens Salomão, com pesquisa e textos de Samuel Straioto, Arthur Barcelos e Rubens Salomão. Imagens e edição de Lucas Xavier, além das reportagens em vídeo de Ananda Leonel, João Vitor Simões, Rubens Salomão e Wendell Pasqueto. A coordenação do digital é de Gabriel Hamon. Coordenação de projetos é de Laila Melo.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

(Foto: Rubens Salomão)

Leia mais:

Mais lidas:

Leia também: