Faleceu na madrugada desta segunda-feira (3) aos 82 anos o jornalista goiano Jayro Rodrigues da Silveira. Natural de Rio Verde, Jayro foi um dos pilares do jornalismo esportivo de Goiás, atuando como comentarista da Rádio Brasil Central, como diretor de Esportes e editor do jornal O Popular.

Jayro Rodrigues foi o primeiro correspondente em Goiás da revista Placar e do Jornal da Tarde na década de 1970 e da Folha de São Paulo. Foi presidente do Consórcio de Empresas de Radiodifusão e Notícias do Estado (Cerne) e atuou na comunicação da gestão do ex-governador Marconi Perillo.

Leia mais: Jayro Rodrigues: A história de quem eternizou o futebol por meio de palavras

Além disso, trabalhou no Diário da Manhã, Jornal Opção e O Anápolis, e chefiou equipes nas rádios São Francisco, Anhanguera, Difusora e TV Anhanguera.

De acordo com o comentarista do Sistema Sagres, Evandro Gomes, Jayro Rodrigues foi um jornalista completo.

”Por ele tenho um carinho e guardo uma lembrança especial. Foi meu diretor em 1990. Ele era presidente do Cerne, eu era diretor de Esportes da Rádio Brasil Central e ele permitiu fazer uma Copa do Mundo direto da Itália com 14 profissionais. É uma perda irreparável, sem dúvida nenhuma, para o jornalista do estado de Goiás. Brilhante, escrevia como poucos”, afirma Evandro Gomes.

Torcedor do Vila Nova e do Palmeiras, Jayro foi o responsável por realizar a entrevista com o governador Leonino Caiado, em que este anunciou oficialmente a construção de um estádio moderno para o estado de Goiás, e que em 1975 se concretizou com a inauguração do Estádio Serra Dourada.

Jayro Rodrigues atuou ainda na Rádio Carajá, como comentárista, e foi responsável pelas principais coberturas do basquete goiano na década de 1970.

Segundo a família, o corpo de Jayro Rodrigues será velado na Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia, na Rua 71, esquina com Rua 68, no Centro de Goiânia. O local do sepultamento ainda não foi divulgado.

Em nota, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, lamentou a morte de Jayro Rodrigues. ”Jayro não só documentou a história de Goiânia, como faz parte dela. Eu e minha esposa, Thelma Cruz, manifestamos as nossas mais sinceras condolências aos amigos e à família. Em especial, a Onara, Oara, Lise, Carol e Jayro Neto. Elevamos nosso pensamento a Deus para que console o coração de todos”, escreveu o gestor municipal.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado também divulgou nota oficial de pesar:

NOTA DE PESAR

Com profunda tristeza, fui informado do falecimento de dois grandes profissionais da imprensa goiana, nesta segunda-feira (03/10). Os jornalistas Jayro Rodrigues e Fleurymar de Souza, que tiveram contribuição ímpar para o exercício do jornalismo profissional em Goiás, serão sempre lembrados pelo trabalho responsável e ético que desenvolveram.

Comunicador vocacionado, Jayro Rodrigues trabalhou na Rádio CBN, TV Anhanguera, jornais Diário da Manhã e O Popular e no Governo de Goiás, onde passou pelo antigo Cerne (atual Agência Brasil Central). Sua atuação teve destaque especialmente na área esportiva.

Fleurymar de Souza teve passagens brilhantes pelos jornais Opção, O Hoje, Diário da Manhã e O Popular. Contribuiu com a formação de uma geração de repórteres e, no ano passado, lançou uma biografia do ex-deputado estadual Eurico Barbosa.

A perda de profissionais tão talentosos nos deixa enlutados. Eu e minha família manifestamos as nossas mais sinceras condolências aos familiares e amigos desses dois ilustres goianos. Que nesse momento de tristeza e despedida haja paz, conforto e amor.

Ronaldo Caiado, governador de Goiás

Com informações do Futebol de Goyaz