Morreu neste sábado (13) aos 83 anos o teórico e pesquisador colombiano Jesús Martín Barbero. A notícia foi confirmada nas redes sociais por jornalistas, profissionais da área e pessoas próximas a ele.

Nascido na Espanha, Barbero foi um dos mais importantes teóricos do ramo da comunicação no mundo. Também foi filósofo, professor e escritor. As causas da mortes ainda não foram oficialmente confirmadas.

Entre suas obras mais reconhecidas estão ‘Da mídia às mediações’, ‘Comunicação de massa: discurso e poder’, ‘Televisão e melodrama’, ‘Escritório do cartógrafo’ e ‘Mapas noturnos e pré-textos: conversas sobre comunicação e seus contextos’ .

O espanhol de nascimento chegou à Colômbia em 1963, estabeleceu-se no país desde então e recebeu a cidadania colombiana anos depois. Em 1975 fundou o currículo de Comunicação Social da Universidad del Valle.

Repercussão

A morte de Barbero gerou uma onda de homenagens e mensagens de despedida a um dos mestres da comunicação mundial. Personalidades de vários países da América e da Europa se lamentaram o falecimento do escritor.

O pesquisador argentino Carlos Scolari, um dos primeiros a confirmar a morte, destacou que o colombiano-espanhol foi “um pensador único e indispensável que marcou várias gerações, não só no campo da comunicação”.
O professor e jornalista colombiano Mario Morales descreveu Barbero como "sábio, paciente, irreverente e lúcido".

"Uma luz poderosa e uma palavra iluminadora se perderam. Boa viagem, Jesus!", publicou.