Medalha de bronze nas Paralimpíadas de Seul em 1988, o judoca Leonel Filho morreu neste domingo (2) aos 60 anos. O paratleta goianiense teve uma parada cardiorrespiratória depois do agravamento de uma infecção urinária nos últimos dias.

Carreira

Leonel perdeu a visão em 1982 depois de um acidente automobilístico. Desde então se dedicou ao paradesporto e foi no judô que se tornou uma referência para a modalidade. Medalha de ouro na Copa do Mundo em 2005, foi terceiro lugar no Campeonato Mundial em Madri. Nos jogos Parapan-Americanos, conquistou três títulos: Colorado (Estados Unidos), Buenos Aires e São Paulo.

Em Campeonatos Brasileiros, Leonel foi praticamente imbatível, com 18 títulos consecutivos e 27 no total. Também participou das Paralimpíadas de Atenas em 2004

Além do paradesporto, Leonel Filho também se dedicou à profissão de massoterapeuta, além de integrar um projeto para judocas em Aparecida de Goiânia.

Velório

O velório de Leonel filho está programado para acontecer durante esta segunda-feira (3) na Capela Funerária São Paulo, que fica na avenida T-10, no Setor Bueno.

Leia mais