peter lemke 2
Foto: TJGO

Morreu na noite desta segunda-feira (27) em Goiânia o juiz Peter Lemke Schrader. Ele havia que se aposentado neste ano para tratar de um câncer e esteve à frente da Diretoria do Foro da comarca de São Luís de Montes Belos, município distante cerca de 120 quilômetros da capital, região central do estado. 

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Walter Carlos Lemes, decretou luto oficial de três dias pelo falecimento de Schrader. 

No Decreto Judiciário nº 880/2020, o presidente destacou a profunda consternação no meio judiciário goiano pelo óbito do juiz, “que, ao longo de sua carreira profissional, prestou relevantes serviços ao Poder Judiciário do Estado de Goiás”. 

Somente em São Luís, Schrader se destacou em trabalhos realizados no presídio regional, que fica na cidade e atende também os municípios de Maiporá e Ivolândia. Em parceria com a unidade prisional, Ordem dos Advogados local e Conselho da Comunidade, entre outros, arrecadou mais de R$ 170 mil para ampliação do local, que se tornou referência na região pelo trabalho humanizado com os 145 detentos atendidos nos regimes fechado e aberto.

Quando descobriu o câncer, em 2017, Peter Lemke Schrader tinha acabado de se tornar campeão brasileiro de ciclismo, em prova realizada em João Pessoa-PB. Apaixonado por esportes, deixou de lado a carreira como ciclista profissional para ser juiz, mas voltou a pedalar na primeira oportunidade que teve. A Federação Goiana de Ciclismo (FGC) publicou nota lamentando o falecimento do magistrado. “Que a família encontro forças para superar neste momento de dor”, diz o documento. 

O velório é realizado em dois dias: nesta terça-feira (28), das 16h30 às 19h, no Senap em Goiânia, localizado na Av. T-10, n° 786, Setor Bueno; e nesta quarta-feira (29), das 9h30 às 11h30 da manhã em São Luís de Montes Belos, no estacionamento do Fórum.