Fase microrregional que engloba municípios da Região Sudeste do estado deverá ser recorde de atletas participantes

A cidade de Morrinhos sediará neste final de semana, de 29 a 31 de maio, mais uma etapa microrregional dos Jogos Abertos de Goiás, que neste ano chegam à sua 10ª Edição. Atletas de 16 municípios são esperados e a previsão é de que o número de participantes seja recorde entre as etapas preliminares.

 

Na sexta-feira, 29, haverá a cerimônia de abertura na Feira Coberta de Morrinhos, na Rua Cel. João Lopes Zedes, com presença de autoridades e show da dupla Carlos Eduardo e Renato. Segundo o presidente da Agência Goiana de Esporte e Lazer (Agel), Talles Barreto, os jogos de 2009 serão os melhores de toda a história da competição.

 

Talles comentou que em momento de crise o que se corta são as verbas para o esporte e cultura, mas, que o governador Alcides Rodrigues tem dado respaldo ao esporte e que tem honrado seus compromissos. Talles explicou também que os jogos abertos são importantes para revelar talentos e também como integração e inclusão social. “Com apoio dos secretários dos municípios estamos melhorando o esporte em Goiás e com a união de esforços vamos superar a cada edição”, frisou.

 

Este ano os Jogos acontecem em 12 microrregionais e quatro regionais. Também entram as modalidades de futebol 7 soçaite e mountain bike. A natação, que estava sendo disputada somente na fase final, volta a ter competições nas regionais.

 

Na microrregional são disputadas modalidades coletivas de basquete, vôlei, handebol e futsal; nas regionais, além dessas, xadrez, atletismo, capoeira e agora, natação; na fase final são acrescidos o ciclismo, jiu jítsu, ginástica artística, judô, caratê, tênis de mesa, bicicross e paradesporto.

 

O presidente da Agel, Talles Barreto, afirma que a tendência é crescer a cada edição. “Vamos inovar e incentivar nossos talentos a competir e representar Goiás nacionalmente.” Talles lembra ainda que importantes nomes do esporte goiano, que já disputaram os Jogos Abertos de Goiás, são orgulho para o estado. Como, os jogadores de vôlei, Dante de Itumbiara, da seleção brasileira e Robson de Inhumas, que joga na Liga Nacional.