Estudo realizado por uma equipe internacional de pesquisadores indica que as mudanças climáticas deixam dias mais longos e podem afetar a navegação e a Internet. A pesquisa “O papel cada vez mais dominante das alterações climáticas nas variações da duração do dia” está publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.
De acordo com o estudo, a duração dos dias está sendo alterada porque as mudanças climáticas estão mudando a velocidade de rotação da Terra. Assim, ao analisar dados e modelos climáticos de 1900 a 2100, os pesquisadores identificaram que o aumento do nível do mar tornou o dia mais longo de 0,3 para um milissegundo durante o século XX.
O resultado somente dos últimos 20 anos, por exemplo, mostrou que esse aumento subiu para 1,33 milissegundos por século. A variação se deve ao derretimento de gelo e geleiras dos polos do planeta, por causa do aquecimento da Terra, e a chegada dessa água na região do equador. O planeta está basicamente ficando mais plano nos polos e inchando no meio. Mas o fato causa a desaceleração da rotação da Terra.
“Devido às nossas emissões de carbono, fizemos isso em apenas 100 ou 200 anos. Enquanto os processos anteriores estavam acontecendo há bilhões de anos. Isso é alarmante”, explicou o professor Benedikt Soja da ETH Zurich da Suíça, em entrevista ao jornal The Guardian.
Interferências
As mudanças referidas na pesquisa podem interferir em tecnologias e na navegação. As tecnologias que dependem de cronometragem exata, como o GPS, transações financeiras e internet são exemplos dessa possível interferência.
“Todos os datacenters que operam a internet, comunicações e transações financeiras, são baseados em tempo preciso. Também precisamos de um conhecimento preciso do tempo para navegação, e particularmente para satélites e naves espaciais”, explicou o professor.
No atual ritmo de emissões, os pesquisadores alertam que o alongamento da duração do dia pode chegar a 2,62 milissegundos em um dia até o fim do século, inclusive se tornando um fator mais significativo do que a lua.
*Com CicloVivo
*Este conteúdo segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 13 – Ação Global Contra a Mudanças Climática.
Leia mais: