Auditor do trabalho Afonso Borges participou do quadro Direitos e Deveres do Tom Maior (Foto: Jordana Agatha / Sagres On)

Empregados e empregadas domésticas configuram um tipo especial de trabalho assalariado. Apesar disso, eles tem direitos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O quadro Direitos e Deveres do programa Tom Maior desta terça-feira (3), recebeu o auditor do trabalho Afonso Borges, que falou sobre os direitos dos empregados domésticos e esclareceu sobre as mudanças da reforma trabalhista para a classe.

“As mudanças da reforma trabalhista tem um cenário ainda muito nebuloso sobre a aplicação total total ou não dessas mudanças em relação aos empregados domésticos. A leitura inicial que se faz, é que quaisquer modificação que dêem em relação ao ordenamento jurídico trabalhista, elas se aplicam aos empregados domésticos naquilo que trouxer benefícios a esses trabalhadores. O judiciário ainda terá que se manifestar sobre pontos específicos, mas os pontos em que houve fato melhoria em relação e simplificação as obrigações relacionadas ao trabalho a uma aplicação das novas normas”.

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/424371828&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>

{/source}