O Brasil alcançou os melhores resultados em todas as edições dos Jogos Pan-Americanos com 205 medalhas conquistadas: 66 de ouro, 73 de prata e 66 de bronze – novo recorde do total de medalhas e de ouros – sendo que a maioria das conquistas veio das mulheres. Dos atletas brasileiros que mais vezes subiram ao pódio, aparecem o nome de três mulheres.

Dos 66 ouros conquistados, as mulheres foram responsáveis por 33 deles, sendo 29 masculinos e quatro em disputas mistas. No total de medalhas, 95 para as mulheres, 92 para os homens e 18 para as equipes mistas.

Destaques

São três mulheres com mais medalhas da delegação, com cinco pódios no total. Bárbara Domingos (ginástica rítmica) com três de ouro e duas de prata; Stephanie Balduccini (natação), com uma de ouro, três de prata e uma de bronze; e Flávia Saraiva (ginástica artística), com quatro de prata e uma de bronze. No masculino, destaque para os nadadores Guilherme Costa, com quatro de ouro e Guilherme Caribé, com três de ouro e uma de prata.

Quadro de medalhas

O Brasil ficou atrás dos Estados Unidos, com 286 medalhas: 124 ouros, 75 pratas e 87 bronzes. O segundo lugar brasileiro no quadro de medalhas só havia sido ocupado pelo país nos Jogos de São Paulo (1963) e Lima (2019). Clique aqui e confira o quadro de medalhas completo.

Leia mais