A Taça das Favelas Goiás 2023 conheceu no sábado (4) os finalistas desta edição. No feminino, Monte Azul, de Senador Cando, e Gentil Meireles farão a final, após vencerem o Buriti Sereno, 2 a 1, e o Orlando de Morais, 4 a 0, respectivamente.

Já no masculino, o Quilombola Boa Nova bateu o Ana Rosa por 2 a 1, enquanto o Orlando de Morais derrotou o Jardim Novo Mundo por 2 a 0. A final está marcada para o próximo dia 18 de novembro, no Estádio Antônio Accioly.

As duas semifinais do torneio feminino tiveram cenários distintos. A equipe da comunidade do Monte Azul teve que virar o jogo contra o Buriti Sereno. Por outro lado, a seleção do Gentil Meireles dominou o jogo, aplicando uma goleada sobre o Orlando de Moraes.

Os confrontos no torneio masculino também apresentaram roteiros semelhantes. No primeiro jogo, a comunidade do Ana Rosa saiu na frente com o apoio de sua torcida, majoritariamente composta por moradores de Aparecida de Goiânia. No entanto, o Quilombola Boa Nova, da cidade de Professor Jamil, buscou a virada, garantindo assim sua vaga na final.

Na outra partida, o atual campeão, Orlando de Moraes, enfrentou a forte seleção do Novo Mundo, e conseguiu vencer a partida sem grandes sobressaltos, assegurando sua presença na final.

Taça das Favelas

A Taça das Favelas, em todas as suas edições, tem conseguido proporcionar visibilidade a jogadores que vêm das periferias e, anteriormente, não tinham oportunidades para serem notados. Como resultado, diversos clubes profissionais de todo o Brasil passaram a convidar esses talentos para avaliações, assim que eles se destacam na competição, e muitos deles acabam se vinculando aos clubes.

No ano passado, um dos destaques foi o meia José Efessoney, que foi vice-campeão pelo time do Itaipu e posteriormente assinou um contrato profissional com o Goiás Esporte Clube. Ele é apenas um exemplo entre muitos jogadores revelados pela Taça das Favelas em Goiás.

O mesmo cenário se repete entre as mulheres que participam da Taça das Favelas, as quais também estão encontrando oportunidades em equipes de todo o país. A competição tem a particularidade de reunir o maior número de times femininos no estado de Goiás.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 10 – Redução das Desigualdades

Leia mais: