O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), realizou na manhã desta terça-feira (10), a transferência de 50 ginásios de esporte para 46 prefeituras. O evento foi promovido no auditório do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.

Na ocasião, cada prefeito recebeu o Cheque Mais Moradia Comunitário, no valor de R$ 50 mil cada. O governador Marconi Perillo (PSDB) confirmou que a gestão dos ginásios, terminais rodoviários e estádios passará a ser de responsabilidade das prefeituras.

“A determinação que eu dei foi no sentido de que todos os terminais rodoviários sejam entregues às prefeituras, todos os campos que forem do estado de Goiás e que estejam nos municípios sejam repassados às administrações municipais. A não ser que o prefeito não queira”, ressalta.

O presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Luiz Stival, esclarece que a partir do momento em que os prefeitos receberem os cheques, eles já poderão dar início às obras de reformas dos ginásios em seus municípios.

“Hoje os prefeitos, nessa primeira etapa, já vão pegar os cheques, serão liberados de imeadiato. Então os municípios já vão estar com os cheques e a obra já começa de imediato. Vai ser devidamente fiscalizado pela nossa equipe da Agehab e prestado conta também desse recurso. Nós vamos acompanhar sistematicamente a execução de todas essas obras”, afirma.

A secretária estadual de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, Raquel Teixeira, ressalta que o evento desta terça-feira consistiu na sessão de direitos, em que os municípios poderão utilizar os ginásios. Entretanto, segundo ela, os ginásios serão doados às prefeituras em 2017, para que os gestores de cada municípios passem a administrá-los. Ela explica por que a doação só será feita no ano que vem.

“O que nós fizemos hoje foi a sessão de direitos, mas no ano que vem nós faremos a doação. Como agora é ano eleitoral, a gente não pode fazer a doação, mas está decidido que os 260 ginásios de esportes serão doados. E aí eu digo definitivamente para a administração do município, que é onde deveria estar desde o início”, pontua.

O investimento do governo estadual, por meio da Agehab, na reforma dos ginásios é de R$ 2,5 milhões. O Cheque Comunitário deve ser utilizado para a compra de materiais básicos de construção, de estrutura e vedação, de instalação ou acabamento. Confira a seguir a lista dos 46 municípios beneficiados.

Acreúna

Aloândia

Alvorada do Norte

Aragoiânia

Barro Alto

Bom Jesus de Goiás

Britânia

Buriti Alegre

Caçu

Caldas Novas

Carmo do Rio Verde

Chapadão do Céu

Cromínia

Damolândia

Doverlândia

Edealina

Goianira

Guaraíta

Itaguari

Itaguaru

Itajá

Itarumã

Itumbiara

Leopoldo de Bulhões

Monte Alegre de Goiás

Morrinhos

Mozarlândia

Mundo Novo

Nazário

Nerópolis

Nova Veneza

Novo Planalto

Palmeiras

Palmelo

Palminópolis

Petrolina de Goiás

Piranhas

Rianápolis

Santa Helena de Goiás

Santa Rosa de Goiás

Santo Antônio de Goiás

São Miguel do Araguaia

Silvânia

Trindade

Varjão

Vianópolis

Com informações do repórter Jerônimo Junio