Museu-casa preserva história do fundador de Goiânia

Uma casa na Avenida Dona Gercina Borges Teixeira, preserva a história do fundador de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira. A construção é datada de 1934, feita no estilo Art Déco, com dois pavimentos. Ela foi tombada pelo Iphan como patrimônio histórico da capital. 

O espaço é aberto à comunidade e opera de terça-feira a domingo, a partir das 9 horas. O local funciona oficialmente como museu desde 1987, em homenagem ao fundador de Goiânia. 

No museu, é possível ver objetos pessoais de Pedro Ludovico, de sua mulher, dona Gercina Borges Teixeira e dos filhos. A casa abriga a exposição permanente do acervo, distribuído nas salas de jantar, escritório, quartos, cozinha, além de um veículo.

O acervo do Museu Pedro Ludovico Teixeira é constituído de documentos pessoais e políticos, livros, fotografias, mobiliário, porcelana, prataria e cristais. O local possui a primeira piscina construída numa residência em Goiânia e o primeiro aparelho de TV do tipo a cores em Goiás. 

A ideia para criação de um espaço histórico na casa do fundador de Goiânia, surgiu logo após a morte dele, no ano de 1979. A época foi sancionada a lei nº 8.690, que criou o Museu em homenagem ao político.

(Foto: Rubens Salomão)

Visita virtual

Para quem não pode ir ao museu presencialmente, a Secretaria Estadual de Cultura (Secult) organizou uma visita virtual, em que o visitante pode dar um passeio pela antiga casa de Pedro Ludovico, sem sair de casa. 

Basta clicar aqui e aqui para conhecer a exposição de longa duração e outras atividades produzidas no local. No espaço ainda funciona uma biblioteca, que leva o nome de Mauro Borges Teixeira, filho de Pedro Ludovico e que foi um dos mais relevantes governadores da história de Goiás.A biblioteca possui espaço para pesquisa e um rico acervo iconográfico. A ideia era preservar a documentação pessoal, correspondências, relatórios, textos escritos e não publicados.

Goiânia 90 lugares

Goiânia faz 90 anos em 24 de outubro. Por isso, o Sistema Sagres de Comunicação, com apoio da Prefeitura de Goiânia elaborou um guia de 90 locais a serem conhecidos por você que é goianiense, que mora na capital ou que está de passagem por aqui. Esta é a campanha “Goiânia 90 Lugares”.

A produção inclui 90 reportagens em texto e fotos de lugares marcantes da cidade, 30 vídeos, um mapa e uma página especial. A campanha conta ainda com entrevistas especiais sobre a construção, estrutura e futuro da nossa capital.

As ações tem coordenação de Rubens Salomão, com pesquisa e textos de Samuel Straioto, Arthur Barcelos e Rubens Salomão. Imagens e edição de Lucas Xavier, além das reportagens em vídeo de Ananda Leonel, João Vitor Simões, Rubens Salomão e Wendell Pasqueto. A coordenação do digital é de Gabriel Hamon. Coordenação de projetos é de Laila Melo.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

(Foto: Rubens Salomão)

Leia mais:

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.